Em 1999, três ativistas bissexuais dos Estados Unidos criaram o que hoje conhecemos como o Dia da Visibilidade Bissexual, comemorado anualmente em vários lugares do mundo. É uma data afirmativa extremamente relevante pois pessoas bissexuais ainda sofrem bifobia por parte da sociedade e muitas vezes dentro da própria comunidade LGBT+.
Constantemente sendo invisibilizados e tendo suas subjetividades invalidadas e postas em questionamento, bissexuais de todo os países levantam suas bandeiras para legitimar sua existência e desconstruir esses preconceitos.
+ Bafo: Burger King e McDonald’s se beijam em campanha LGBTI+
+ Gay e descendente indígena, modelo faz sucesso divulgando o cotidiano em reserva onde mora
+ Santa Catarina cria lei que proíbe questionar orientação sexual em entrevista de emprego
Para afirmar e celebrar o orgulho bissexual em 2020, a Frente Brasileira Bissexual, formada por coletivos bissexuais e militantes independentes, organizam a primeira edição do Festival Bi+, um evento 100% online com apresentações musicais, literárias e outras formas de arte protagonizada por artistas bissexuais.
Com objetivo de projetar a voz e a arte de pessoas bissexuais, o Festival Bi+ contará com aproximadamente 8 horas de atrações ininterruptas, e está com uma campanha de arrecadação no Catarse para viabilizar acessibilidade em LIBRAS para toda a programação. Apesar da Frente reunir ativistas e coletivos de quase todos os cantos do país, isso não é suficiente para garantir a construção de um evento verdadeiramente plural e acessível.
Todos os organizadores e artistas participantes estão envolvidos de forma voluntária na construção do Festival Bi+ pelo ativismo e visibilidade das pautas bi. A campanha de financiamento coletivo tem o objetivo específico, portanto, de angariar recursos para o impulsionamento amplo do evento e remuneração do trabalho de intérpretes de LIBRAS na programação.
O Festival Bi+ possui caráter antirracista, trans aliado, feminista interseccional, anti-capacitista e diverso regionalmente. A programação será transmitida no canal do Youtube da Frente Bissexual Brasileira a partir das 15h (horário de Brasília).
Youtube da Frente Bissexual Brasileira
http://bit.ly/FBB_Youtube
Campanha de Financiamento até 20/09
https://www.catarse.me/
A FRENTE BISSEXUAL BRASILEIRA
A Frente Bissexual Brasileira foi criada a partir do encontro de coletivos bissexuais e ativistas independentes de diversas regiões do país realizado em 28 de junho de 2020, como atividade em referência ao dia internacional do Orgulho LGBT.
O objetivo é disseminar a pauta da monodissidência (pessoas que se atraem física e/ou afetivamente por mais de um gênero) em todas as regiões do país. A Frente pretende articular ações de ativismo bissexual conjuntas, assim como se manter em constante comunicação a respeito do que vem sendo feito em âmbito local e regional em todo o Brasil no recorte da bissexualidade. A Frente se posiciona como um movimento anti-racista, trans aliado, anti-capacitista e feminista interseccional.
A Frente Brasileira Bissexual está composta por dezenas de militantes independentes de diversas regiões do país e pelos seguintes coletivos:
Bi-Sides (SP) / @coletivobisides
Bisibilidade (RJ) / @bisibilidade
Coletivo Amora (RS) / @amoracoletivo
Coletivo BIL (MG) / @coletivobil
Combi (SC) / @combisc
Frente Bi de BH (MG) / @frentebi-bh
Frente Bi (PI) / @frentebipi
Maria Quitéria (PB) / @maria.quiteria.pb
MovBi (PB) / @movbi
Vale PCD (PB) / @pcdvale
Visibilidade Bahia (BA) / @visibilidadebissexualba
Redes Sociais
https://www.facebook.com/
https://www.instagram.com/
http://bit.ly/FBB_Youtube