Se o portal Intriper qualificou Puerto Vallarta entre as dez cidades gay friendly do mundo, há um bom motivo. A romântica cidade conta com mais de 70 negócios, incluindo restaurantes, hotéis, lojas e entretenimento para atrair o público LGBT. O destino é o único no México com um gayborhood e se consolida como um dos mais tolerantes, acolhedores e seguros para os seusviajantes do segmento.
Desde 2013, Puerto Vallarta apoia campanhas, associações com eventos e líderes do segmento. Entre as ações desenvolvidas, o Vallarda Pride tornou-se uma das festas culturais mais destacadas da cidade. O evento, já em sua 5ª edição, que acontecem no mês de maio, atrai mais de 15 mil visitantes para o destino, gerando um impacto de US$ 300 mil em impostos, e 20% da ocupação hoteleira.
O destino do Pacífico Mexicano investe há mais de três décadas na capacitação da indústria turística para um atedimento de excelência ao público Lésbico, Gay, Bissexual e Trangênero (LGBT). Só em julho, um grupo de 18 prestadores de serviços turísticos de Puerto Vallarta e região obteve certificação LGBT, concedida pela Secretaría de Turismo Federal (Sectur) e Talento Consultores. No total, são 21 empresas credenciadas, sendo metade hotéis de primeira categoria e os demais restaurantes, operadoras turísticas, transportadoras, entre outras.
O diretor de promoção, marketing e Relações Públicas do Fideicomiso de Turismo (Fidetur), Luis Villasenõr, destaca que Puerto Vallarta recebe todos, sem distinção, e mundialmente é reconhecido como um destino inclusivo. “Vale ressaltar que Puerto Vallarta está consolidado como um dos destinos gay friendly mais populares do mundo e um dos três mais visitados do México”, lembra.
Em março deste ano, Puerto Vallarta conquistou o título de primeira cidade mexicana a receber o Gay Travel Approved, certificação de excelência no acolhimento do público LGBT, concedida pelo Gay Travel.com, a empresas, serviços e destinos que asseguram o tratamento especial e exclusivo para a experiência de viagem.
Saiba mais
Puerto Vallarta no México legaliza casamento entre pessoas do mesmo sexo