O Instituto de pesquisas e estudos do Turismo do RJ,órgão da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e a Fundação Cesgranrio, realizaram uma pesquisa de 2 a 20 de janeiro,em 6 bairros do Rio de Janeiro,com 700 turistas internacionais LGBT.
Segundo o professor Bayard Boiteux,que coordenou a pesquisa, o objetivo é identificar o perfil do turista e aprofundar com base nos dados ,políticas especificas para melhorar o atendimento ,já que se trata de um turista qualitativo,que gasta duas a três vezes mais do que um turista normal.
Para Claudio Castro, que preside a Associação dos Embaixadores,é fundamental que o Rio tenha um banco de dados que sirva como base para investimentos na cidade maravilhosa. “Hoje somos a única entidade privada no Estado,que desenvolve pesquisas de turismo receptivo”, acrescenta Castro.
Veja os dados
Gênero
75% homens
25%mulheres
Grau de Instrução
70% nível superior
20%nivel fundamental
10% nível elementar
Procedência
55% Europa
25%America do Norte
15% America do SUL
5% outros
Modo de transporte utilizado
80% aéreo
15% marítimo
5% terrestre
Organização da Viagem
76% por conta própria
24% agencia de viagens
Hospedagem
65% hotel
25% Airbnb
8% casa de amigos
2% apto de temporada
Permanência Média
1/3 dias 35%
4/7 dias-60%
Mais de 8 dias-5%
Gasto Médio por dia
90/150 USD-30%
160/300 USD-45%
Mais de 300 USD-25%
Idade
18/27 anos-30./.
28/45 anos 44%
46/65 anos-20%
Mais de 65 6%
Principais Pontos negativos
35% falta de informação para o segmento
24% segurança
17% população de rua
10% limpeza urbana
8% taxis
6%sinalização turística
Principais Pontos positivos
30%receptividade da população
25% gastronomia
20% shoppings
15./.Postos de info turísticas
10% diversidade cultural
70% diz que a cidade é gay friendly
20% dizem que não
10% não tem como opinar
Outras cidades visitadas
38% Buzios
25% % Petropolis
18%Paraty
14% Niteroi
5% Arraial do Cabo
Pontos turísticos visitados
35% Ipanema
25% Lapa
20% Corcovado
16%Pão de Açucar
4% Boulevard Olimpico
DADOS
A pesquisa foi feita por 12 pesquisadores em áreas frequentadas pelo segmento GLBT e tem a chancela da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ ,através do Instituto de Pesquisas e estudos do turismo do RJ e pela Fundação Cesgranrio. Tem o apoio do Portal Consultoria em Turismo e a Sergio Castro Imóveis, com um margem de erro de 3,5%.
Da Redação