Museu da Diversidade Sexual expõe vida e obra do artista e ativista LGBT Darcy Penteado
“Darcy Penteado, o Observador do Humano” apresenta em painéis recortes do trabalho do artista
O Museu da Diversidade Sexual, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza no dia 28 de Janeiro a abertura da exposição “Darcy Penteado, o Observador do Humano”. A mostra traz uma nova visão da vida e obra do artista e ativista dos direitos humanos e da comunidade LGBT, que também lutou pela redemocratização do Brasil e pela conscientização sobre a epidemia da AIDS.
Com mais de 30 painéis que exibem figuras humanas em tamanho natural, representando os personagens que o artista plástico, escritor, figurinista e cenógrafo retratou ao longo de sua vida, a exposição traz também fotos e fragmentos de obras, fotos e frases do autor.
Segundo o curador da exposição, Celso Curi, Darcy Penteado sempre manifestou o seu talento através da observação generosa da raça humana. “Com elegância e precisão ele retratou o seu tempo, sem preconceitos. Sem medo de perder seu público mais fiel, assumiu sua sexualidade no final dos anos 1970 e foi um batalhador incansável pelos direitos dos homossexuais e da luta pela conscientização sobre a epidemia da AIDS.”
Para Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual, a exposição valoriza a diversidade sexual e a luta pelos direitos cultivados pela instituição. “Recuperar a obra e a história do artista Darcy Penteado dá sentido à existência do Museu da Diversidade Sexual, que tem como missão preservar a memória da população LGBT”.
“Darcy Penteado foi um grande artista, que entrou na história da plástica brasileira, mas teve uma dimensão social como pioneiro da causa LGBT. Numa época em que tudo estava trancado no armário, ele teve consciência de chamar atenção para um problema que tinha de ser melhor encaminhado do ponto de vista democrático, humano e de direitos humanos. Rememorá-lo mostra o quanto a APAA preza os valores de igualdade e não discriminação em nosso país”, salienta José Gregori, presidente do conselho administrativo da APAA.
A exposição vai até 08 de maio e a entrada é gratuita. Mais informações na página do MDS no Facebook, /museudadiversidadeoficial e no site www.mds.org.br.
SERVIÇO:
Darcy Penteado, o Observador do humano
Data: De 28 de janeiro a 08 de maio de 2016
Horários: De terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
Entrada Gratuita
Curadoria: Celso Curi – Ideia original: Jan Brasil
Apoio: Prefeitura da Estância Turística de São Roque
Realização: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Execução: Museu da Diversidade Sexual e APAA