Lacte 11 reúne 800 participantes de 12 países para discutir o turismo corporativo
Aconteceu essa semana a décima primeira edição do Lacte, evento que reúne todos os anos em São Paulo os mais importantes profissionais do turismo corporativo do Brasil.
Durante dois dias foram apresentados aos 800 participantes de 12 países, um panorama com uma análise do desempenho segmento em 2015 e as perspectivas para os próximos anos.
Além disso, várias palestras e fóruns foram realizados com o objetivo de auxiliar os profissionais dessa área a superarem as dificuldades encontradas no mercado.
Na a coletiva oficial do evento, foi informado que a cadeia produtiva de viagens corporativas movimentou cerca de R$ 38,7 bilhões em 2015, o que representa uma queda de 3,60% em relação a 2014. Ainda assim, o setor possui 55,22% da demanda agregada por viagens, superando os demais setores como viagens de lazer (14,34%) e receptivo internacional (28,19%). Para 2016 é prevista uma queda de 3,5 no PIB e uma taxa de crescimento nominal de 0,42%.
“O setor de viagens corporativas se manteve praticamente estável não havendo sinal de que isso se mantenha assim nos próximos. As viagens corporativas se manterão no topo dos segmentos do turismo do País, acima da somatória de todos os outros. A perspectiva é otimista para os próximos anos”, explicou o professor do Senac, Antonio Bonfato.
Para o professor dr. Hildemar Brasil, o setor corporativo continua com credibilidade, sendo um segmento resistente aos choques de oferta e demanda. Para ele, o turismo corporativo é uma das alternativas para a crise, já que estamos enfrentando não só uma crise econômica, mas também uma crise de confiança e credibilidade.
Mas nem só de noticias ruins vive o turismo nacional, durante a apresentação da TAM, Claudia Sander, presidente da companhia, destacou o compromisso da empresa em se manter como líder do segmento, oferecendo sempre o melhor serviço ao viajante corporativo. Para se manter no topo do ranking, a empresa abriu 16 novas rotas nacionais e 9 internacionais em 2015.
“Acreditamos que nossa liderança é resultado do entendimento além do esperado pelo passageiro. Na TAM a boa experiência começa bem antes da viagem em si, envolvendo toda uma engrenagem funcionando em total alinhamento. Mantivemos nossos investimentos apesar da crise e mantivemos nosso esforço na pontualidade dos voos” disse a executiva.
Outra empresa que esteve presente se destacou durante o Lacte 11 foi o Bariloche Bureau.
Com estande próprio, o destino fez bonito e trouxe a sua nova campanha “ Muito além da neve”. O objetivo é apresentar ao turista, tanto corporativo quanto de lazer, a possibilidade de explorar Bariloche em todas as estações do ano.
“Viemos desmistificar que somos um destino apenas de neve e inverno. Bariloche pode ser visitada durante todo o ano. Existem muitas atividades para o verão também. É possível andar de kayak, praticar mountain bike, hiking, e inúmeras outras atividades esportivas, sem falar dos eventos culturais e gastronômicos que acontecem durante o ano todo,” declarou o representante do Bariloche Bureau, Pablo Divita.
Já a Avianca, um das patrocinadoras oficiais do evento, deu um show de irreverência oferecendo um pocket show do Cassino do Chacrinha durante o café da manhã do último dia do evento. Além disso, o discurso do vice-presidente Comercial, de Marketing e Cargas da empresa, Tacísio Gargioni, foi recheado de novidades. A empresa fez uma apresentação das ações realizadas em 2015 como a troca total da sua frota de aeronaves e a sua entrada para a Star Alliance. Tarcisio ainda deixou uma mensagem de otimismo para o ano que vem pela frente. “Em ano de crise a ordem é menos verba e mais verbo”, disse o executivo.
O Lacte é um evento organizado pela ALAGEV, Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas.