in

Hotel Le Sereno traz concierge de conservação marinha

Nesta nova temporada em St Barth, o hotel Le Sereno abraça iniciativa ambiental e traz concierge dedicado à preservação de espécies na ilha, entre corais e tartarugas-marinhas.

serenol1
Foto: Divulgação

Localizado em um dos pontos mais privilegiados da ilha de St. Barthélemy, na idílica Grand Cul de Sac – uma baía de águas calmas protegida por uma barreira de recifes, lar de cardumes de peixes, arraias e tartarugas-marinhas – o Le Sereno St Barth apresenta, de maneira inédita nesta temporada de 2024, seu “Turtle Concierge”. Este profissional é dedicado a organizar experiências de observação e conscientização sobre as espécies deste entorno natural tão exuberante.

Entre os momentos de banho de mar, mergulhos e esportes aquáticos oferecidos pelo Le Sereno em sua “piscina natural” – que incluem SUP, caiaque e kitesurfe –, aqueles com olhos atentos e um pouco de sorte podem avistar tartarugas-marinhas de perto. Habitantes das águas transparentes de Grand Cul de Sac, a tartaruga-verde, a tartaruga-de-pente e a majestosa tartaruga-de-couro enfrentam ameaças no oceano, como captura acidental, emaranhamento em redes de pesca, perda de alimentação e praias de reprodução, caça intencional e poluição.

645A0898 scaled

O “Turtle Concierge” também indica outros santuários marinhos para passeios de mergulho com snorkel, como a enseada de Marigot, próxima a oeste, e a praia de Colombier, com corais preservados e uma variedade de peixes exóticos, incluindo peixe-anjo, garoupa, barracuda, pargo e peixe-porco.

Durante o período de reprodução das tartarugas-marinhas, que ocorre entre maio e novembro, o “Turtle Concierge” assume a responsabilidade de educar e guiar os hóspedes até as zonas de desova demarcadas, proporcionando orientação e cuidado. Na fase de eclosão e nascimento dos filhotes, os hóspedes têm a oportunidade de testemunhar a soltura das tartaruguinhas nas praias, permitindo uma visão próxima da beleza e importância da vida que emerge das areias em direção ao mar.

IMG 7011 scaled

Além disso, o hotel Le Sereno apoia o projeto Coral Restoration St Barth, que, desde 2015, trabalha na restauração costeira e monitoramento das colônias de corais ao redor da ilha de 20 km quadrados. O objetivo é garantir a sustentabilidade a longo prazo. A organização mantém viveiros de cultivo nos quais corais são cultivados por nove meses até atingirem um tamanho substancial, prontos para serem retransplantados em áreas degradadas. Os visitantes têm a oportunidade de “adotar” um coral a partir de 50 Euros, contribuindo para o “reflorestamento” dos oceanos.

Essa iniciativa do Le Sereno é parte de um esforço coletivo para preservar o delicado ecossistema do Mar do Caribe, com a Agência Territorial do Meio Ambiente de Saint Barthélemy sendo referência em práticas de turismo sustentável, educação e treinamento do pessoal, além de orientação aos visitantes sobre boas práticas ambientais, algo crucial no contexto da crise climática que enfrentamos.

Le Sereno St Barth

  • Informações: info@lesereno.com
  • Website: lesereno.com
  • Endereço: BP 19, Grand-Cul-de-Sac 97133 Saint Barthélemy French West Indies

Sobre o Sereno Hotels: A grife hoteleira é reconhecida pelo alto nível em design e serviço em localidades ímpares, como o Le Sereno St Barth, situado à beira de uma baía turquesa na ilha de St. Barthélemy, no Caribe francês. Suas propriedades incluem o Il Sereno e Villa Pliniana, às margens do Lago di Como, cercado pelos Alpes Italianos. Esses refúgios oferecem suítes e villas distintas, propostas gastronômicas lideradas por chefs renomados e amenidades de luxo contemporâneo, como a frota de barcos Cantiere Ernesto Riva, que torna a marca única. Ambas as propriedades foram premiadas internacionalmente, com o Il Sereno sendo reconhecido como o 1º Resort na Itália e o Le Sereno como o 4º Hotel do mundo pelo Travel + Leisure World’s Best Award 2023. O Le Sereno Al Mare também foi reconhecido entre os ‘Melhores Clubes de Praia do Mundo’ pela Conde Nast Traveller. Sereno Hotels é membro da The Leading Hotels of the World e da Virtuoso.

Avatar

Escrito por Cleber França

Editor chefe Revista ViaG