Há 10 anos sentados numa mesa de um bar, os amigos Alex Gruli, Edu Reyes, Miro Rizzo, Tuca Notarnicola, Talita Castro e Anna Cecília Junqueira decidiram sair com a intenção de curtir uma balada com brasilidades, axé dos anos 1990, mas a ideia não saiu como o planejado. Apesar de estarem no meio da maior capital da América Latina, as opções se limitavam a música eletrônica, ou pop, ou rock. Um pouco decepcionados, eles decidiram criar uma festa só com o tipo de música que eles curtiam e semanas depois acontecia a primeira “Gambiarra – A Festa”.
“Começamos no Hotel Cambridge com um banner, um funcionário, na época lembro que foram umas 170, 200 pessoas no máximo, era pequeno, mas foi se multiplicando”, relembrou Anna Cecília.
O ponto em comum dos amigos não era só o gosto musical, todos eram atores de teatro e decidiram criar uma regrinha para conseguir curtir melhor a festa. “A gente queria preservar a imagem dos artistas que fossem curtir com a gente então não era permitido a entrada com câmera fotográfica, deixamos elas de lado para que todos pudessem se jogar e pirar mesmo”.
Com a falta de preocupação de aparecer uma foto pagando mico no dia seguinte, famosos como Reinaldo Gianecchini e Sheila Carvalho começaram a frequentar a reunião de domingo do Cambridge. “A gente até brinca que o Gianecchini é o nosso padrinho porque depois que ele apareceu, muita gente começou a falar da festa e bombou mesmo”.
Com o conceito de festa itinerante que não existia na época, a Gambiarra cresceu tanto que precisou migrar para um espaço maior, ganhou duas edições por mês na The Week e ainda uma turnê pelo Brasil todo. Comemorando o décimo aniversário em 2018, a festa vai ganhar uma mega comemoração na sexta-feira (2) com show do Tchakabum e vários djs. A ViaG também vai participar com um camarote no evento.
“Pensamos muito em como resgatar a historia, são 10 anos e é muito difícil materializar isso em cenografia, então vamos ter projetores exibindo muitas fotos e vídeos desde o começo da festa, então muita gente que frequenta festa desde o início vai se emocionar porque vamos fazer uma retrospectiva. Também teremos os Djs Zé Pedro, que já tocou muito com a gente. Teremos ainda Filipe Guerra, Guga Machado, Miro Rizzo, Taiguara Chagas, Evelyn Cristina e Trovão Rocha”. Para mais informações e compras de convite acesse a página oficial da festa.
Retrospectiva
Em 10 anos de festa muita história pode ser contada através dos registros de fotos e vídeos, mas também relembrada com a memória de quem viveu tudo desde o início.
“A gente já casou muito amigo, tem amigo que casou e parou de ir, teve gente que já casou dentro da festa, duas meninas fizeram a cerimônia lá dentro, mas também já separei briga de casal (risos). Sendo uma festa que tem como objetivo a liberdade, então a gente recebe muita gente diferente e é para isso mesmo, para todo mundo ir e curtir”, finalizou Anna Cecília.
Veja mais detalhes sobre a festa: