Um dia inteiro de treinamentos sobre o mercado de Turismo LGBT. Essa é a proposta do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, evento de capacitação que chega à quinta edição neste ano. O encontro está confirmado para o dia 2 de agosto, das 9h, às 18h, no Tivoli Mofarrej São Paulo.
“A data, na véspera da WTM Latin America, foi escolhida para otimizar o investimento dos participantes e patrocinadores, já que o ano ainda pede contenção de despesas”, explica Alex Bernardes, diretor da revista ViaG e idealizador do Fórum.
+ Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2020 estreia primeiro programa; confira!
+ Fórum de Turismo LGBT se consolida como mais importante do segmento no Brasil
Além do evento presencial, a parceria de longa data com o Grupo R1 permitirá o compartilhamento das informações em tempo real, pelo canal do YouTube do Brasilturis Jornal. “Além de promover negócios, o evento gera reflexão na busca por soluções que apoiem o crescimento do Turismo LGBT no País”, pontua Alex Bernardes.
O formato consolidado, composto por painéis sobre temas atuais relacionados ao segmento e workshops com cases de destinos e empresas alinhados às causas LGBT, já capacitou mais de mil agentes de viagens nas edições anteriores. A proposta para 2021 é seguir a mesma linha de compartilhar conhecimento, com a adição da camada de segurança exigida pelo momento.
O Fórum terá espaço para a participação de 150 agentes de viagens e operadores, em layout que garante o distanciamento social entre os presentes. O credenciamento será online e os intervalos para coffee break e almoço também foram pensados cuidadosamente para que não haja aglomeração. O serviço será feito com embalagens individualizadas e/ou em sistema de bufê assistido.
Temas que serão abordados em 2021
O evento é reconhecido por ser uma plataforma de conhecimento, destacando os assuntos que são tendências entre os viajantes LGBT. O primeiro painel, por exemplo, vai explorar os desafios e as oportunidades no Turismo para transexuais. “O trade de vendas precisa enxergar essa comunidade pelo potencial no Turismo. Há muitos projetos de empregabilidade voltados a pessoas trans e elas estarão cada vez mais viajando pelos destinos mundo afora”, lembra Bernardes.
O segundo painel tem foco no Turismo esportivo, voltado aos viajantes LGBT que têm a atividade física como principal motivador das viagens.
Outro tema importante que será tratado é o Turismo LGBT em lugares não seguros. “Estamos falando de Rússia, Turquia, Egito e de todos os destinos com grande apelo turístico nos quais o cidadão LGBT ainda é criminalizado”, explica o diretor do Fórum, esclarecendo que a proposta é sugerir alternativas aos agentes para ajudar esse perfil de viajante a realizar seu sonho, sem que ele precise se colocar em situações de risco.
O painel de encerramento abordará destinos nacionais preparados para receber o turista LGBT. “Precisamos quebrar a resistência que ainda existe no País em relação ao segmento para que cidades e estados entendam a diferença no perfil e se posicionem como amigáveis aos viajantes da comunidade”, diz Bernardes.
No ano passado, o evento teve painéis e workshops gravados no Pullman São Paulo Vila Olímpia, com transmissão em novembro. Os convidados debateram temas sensíveis, como as políticas públicas voltadas aos cidadãos LGBT e a inserção da comunidade no segmento Mice, destacou o trabalho de marcas com propósito social e sinalizou oportunidades para atrair viajantes LGBT 60+ e de grupos minorizados dentro da própria comunidade – como deficientes e transexuais.
As inscrições serão abertas em julho, no portal do Fórum de Turismo LGBT do Brasil.
Por: Camila Lucchesi