Em tempos de crise, apostar na criatividade é fundamental, e isso o empreendedorismo LGBT+ tem de sobra.
O exemplo de sucesso vem de Curitiba. O ator, DJ e professor de teatro, Gabriel Castro, viu sua fonte de renda despencar com o avanço da pandemia do novo corona vírus. A solução foi se reinventar. Com experiência praticamente nula na produção de pães, Gabriel abriu uma pequena padaria na cozinha do seu apartamento e passou a produzir diariamente uma centena deles.
O nome, “O Pão Que O Viado Amassou”, veio de uma conversa informal com uma amiga. Segundo Gabriel, apesar de já ter ouvido alguns comentários preconceituosos, a aceitação do público, num geral, foi positiva.
+Havaianas Pride: Diretora de Marketing esclarece polêmica com oito cores
+Festival Plural – Música e Diversidade – Agita o mês de Julho
+Eleições 2020: a importância de votar em candidatos LGBT+
Inicialmente, sua estratégia de marketing foi a distribuição gratuita para os amigos mais próximos. Após a aprovação dos mais chegados, foi a hora de abrir para as vendas. O projeto deu tão certo que em menos de três meses a padaria já teve que migrar para uma cozinha maior.
Para o portal Universa, Gabriel ainda brincou: “Coincidência, acaso ou benção, nossa padaria nasceu dia 20 de abril, dia do aniversário da Cher”.
Com o aumento do volume de pedidos, a equipe também teve que crescer. Hoje, o empreendimento conta com um auxiliar na cozinha e mais dois ajudantes no chamado “Gabinete do Glitter”, departamento que organiza os pedidos. Além disso, “Pão que o Viado Amassou” já conta com seus próprios entregadores. Toda equipe é formada por LGBT+ que tiveram seus empregos paralisados com a quarentena.