in ,

Embaixada do Reino Unido apoia ações durante o Mês do Orgulho LGBTQIA+

Entre as iniciativas estão as Paradas do Orgulho de São Paulo e Brasília.

5a800dd2 fffd 49ef 9e73 3ef3182c3488
Foto: Divulgação

A Embaixada e os consulados britânicos no Brasil vão apoiar eventos de celebração da diversidade sexual e de gênero no mês de junho. As ações promovem a inclusão, a igualdade e o respeito. As principais são:

  • GayPrix de Vôlei – torneio amador que será realizado em São Paulo entre os dias 8 e 10 de junho. Em sua quarta edição, o campeonato vai reunir 15 times formados por jogadores LGBTQIA+ de cinco estados brasileiros. O projeto, que tem o Reino Unido como principal patrocinador, visa a combater a discriminação no esporte.
  • Festival Internacional de Cinema LGBTI de Brasília  A Embaixada Britânica apoia o evento em parceria com outras missões diplomáticas. A cerimônia de abertura será no dia 8 de junho, às 18h, no Cine Brasília.
  • 27ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – A maior parada do orgulho do mundo vai ser realizada no dia 11 de junho. O evento, que já reuniu cerca de 3,5 milhões de pessoas, vai contar novamente com a participação da Embaixada do Reino Unido. Entre as atrações confirmadas estão Pabllo Vittar, Majur, Thiago Pantaleão, MC Rebeca, WD, Pocah e Grag Queen.
  • 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília – No dia 9 de julho, o Reino Unido vai desfilar, ao lado de outras missões diplomáticas, na terceira maior parada do orgulho do Brasil. A celebração na capital brasileira já reuniu cerca de 800 mil pessoas.
  • TriboQ Pride Festival – A segunda edição do festival queer de maior visibilidade do Rio de Janeiro vai ser realizada entre os dias 26 de junho e 2 de julho. Através da música, arte e cultura, o evento convida os participantes para uma experiência imersiva em um dos cenários mais icônicos do Rio, o Museu do Amanhã. Serão sete dias de shows gratuitos com alguns dos artistas LGBTQIA+ de mais destaque do país. O festival também vai promover oficinas de arte, exposições e painéis de debates com ativistas.
  • LGBT+ Turismo Expo – O evento, que também será sediado no Rio de Janeiro, no dia 20 de julho, contará com a participação do conselho de turismo do governo britânico, o VisitBritain. O Reino Unido vai participar de um painel com a agência Viaje Entre Iguais, que elabora roteiros de turismo voltados para a comunidade LBTQIA+. A palestra vai destacar os melhores produtos turísticos britânicos destinados a este público.

 

O Reino Unido tem orgulho de estar ao lado destes parceiros. A proteção da comunidade LGBTQIA+  está entre as prioridades da política externa do país durante o ano todo. Os direitos LGBTQIA+ são direitos humanos e o governo britânico está empenhado em defendê-los a nível internacional, apoiando ativistas e combatendo a discriminação com base na orientação sexual, identidade ou expressão de gênero e características sexuais.

Mesmo em países como o Brasil, em que a legislação prevê dispositivos mais robustos para a defesa deste segmento da sociedade, a violência, o estigma e a perseguição com base na orientação sexual ou identidade de gênero ainda fazem parte da realidade de muitas pessoas.

“A defesa da liberdade está entre os valores centrais do Reino Unido. Todos, em todos os lugares, devem ser livres para amar quem amam e se expressar sem medo de violência ou discriminação. Governos de todos os níveis, entidades da sociedade civil e instituições internacionais precisam estar unidas para que as pessoas LGBTQIA+ se sintam seguras e sejam tratadas com igualdade e respeito pelo restante da sociedade”, defende o cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani.

Durante o mês de junho, a Embaixada do Reino Unido estimula o uso da hashtag #OrgulhoImporta para reafirmar que os integrantes da comunidade LGBTQIA+ devem se orgulhar, e não sentir medo, de ser quem são. Falar de orgulho é celebrar os direitos que já foram conquistados, mas também ecoar as vozes de protesto que alertam que ainda há muito a ser alcançado e combatido.

Avatar

Escrito por Cleber França

Editor chefe Revista ViaG