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Em janeiro e fevereiro, programação do MAM São Paulo oferece cursos de escrita performática, economia da arte e sua coleção de arte contemporânea

A programação tem inscrições pelo site do museu e inclui oficina de escrita presencial no Parque Ibirapuera. Membros do programa Amigo MAM, estudantes, professores e aposentados têm descontos

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Tomie Ohtake, Composição (1968), Coleção MAM São Paulo

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove seis cursos online e um presencial, que abordam desde a trajetória da coleção de arte contemporânea da instituição até as dinâmicas que permeiam o meio da arte em seu viés econômico. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/).

 

No curso Som-Escuta: Estratégias e Inserção Nas Artes Visuais, a artista visual e fotógrafa Ana Lira propõe um diálogo sobre a criação de obras de arte que incluem a escuta e/ou o som em seus elementos centrais, refletindo sobre os desafios de sua inclusão em exposições de artes visuais. Os quatro encontros serão online e acontecerão às quartas-feiras a partir de 15 de janeiro. Eles incluirão a apresentação de diferentes obras sonoras para discussão de contextos de criação, estratégias de produção, formas de instalação e interação com o público.

 

Em Escritas Performáticas, Adriana Maciel apresentará textos artísticos de diferentes linguagens (artes visuais, textos escritos e arte sonora) ao longo de cinco encontros online. As aulas combinarão as análises dos textos, seguida por discussão coletiva e a realização de um exercício prático, buscando ampliar as possibilidades inventivas de cada participante. Os encontros acontecem a partir de 21 de janeiro, às terças-feiras.

 

No curso de Daniela Lima, Do Corpo à Utopia da Imagem, parte-se da conferência radiofônica “O Corpo Utópico” (1966) de Michel Foucault, para refletir sobre a relação entre corpo, espaço e imagem. Nos encontros, será examinada a concepção de Foucault do “corpo utópico”, em diálogo com obras de Francesca Woodman, Alix Cléo Roubaud e Iole de Freitas. O objetivo do ciclo, que se inicia em 23 de janeiro e terá quatro encontros, é trazer uma revelação crítica e estética em torno do corpo como “ator principal de todas as utopias”.

 

A história do Museu de Arte Moderna de São Paulo ) e a trajetória de sua coleção são o centro do curso Arte Contemporânea na Coleção do MAM, ministrado por Mirtes Marins. O acervo originário do MAM, que hoje está no MAC USP, a aquisição de uma nova coleção, formada em quase 50% por obras adquiridas entre as décadas de 1990 e 2000 e a reflexão sobre o Museu e o Panorama da Arte Brasileira, realizado desde 1969, são abordados durante os cinco encontros, que acontecem a partir do dia 20 de janeiro.

 

Em fevereiro, tem início o curso presencial Escrever Com o Corpo, ministrado por Daniela Avelar a partir do dia 8. Nele, a escrita é explorada enquanto ponto de partida, sem que exista um destino preciso. Com a apresentação de referências de artes visuais e literatura aliadas a exercícios para movimentação de diferentes possibilidades da escrita, retornando à materialidade da escrita “analógica” para explorá-la junto ao movimento do corpo pelo Parque Ibirapuera.

 

No curso online de Dinâmicas da Economia da Arte, Thierry Chemalle aborda conceitualmente as dinâmicas econômicas que permeiam esse universo, observando aspectos como valor da arte, impacto de inovações tecnológicas e comportamento de colecionadores. Os encontros serão às quartas-feiras, com cinco datas a partir do dia 12 de fevereiro.

 

Encerrando fevereiro, o curso Byung-Chul Han e a Filosofia da Arte, com o filósofo Eder Aleixo, propõe uma reflexão sobre a criação artística frente à crítica de Han à sociedade contemporânea, obcecada pela produtividade, autoexploração, individualismo e narcisismo. A busca de Aleixo é explorar a visão de Han e o porquê de a arte precisar se libertar de amarras modernas e capitalistas para realizar seu verdadeiro potencial.

 

Confira a programação completa:

 

CURSO ONLINE | SOM-ESCUTA: ESTRATÉGIAS E INSERÇÃO NAS ARTES VISUAIS, com Ana Lira

Datas: 15, 22, 29 de janeiro e 05 de fevereiro

Quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h30

Duração: 4 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 320,00

 

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

 

Programação

 

Encontro I

  • Sonoridades em território de predominância da visualidade
  • Principais referências de uma escuta-presença
  • Quando a sociedade demanda escuta sem escuta?
  • Os sabotadores da escuta: uma revisão crítica das tecnologias de aceleração
  • Impactos nas construções das obras de arte

Encontro 2

  • Estudo de caso I
  • Grupo de trabalho I: possibilidades de construção
  • Esmiuçando o caso I: primeira roda de escuta
  • Formação como estratégia diplomática entre artistas / [instituição] e público
  • Desejo-som manifestado em projetos: artista é solução e não problema
  • Orçamentos como resultados políticos e conceituais na materialização dos projetos

Encontro 3

  • Estudo de caso II
  • Grupo de trabalho II: possibilidades de construção
  • Esmiuçando o caso II: segunda roda de escuta
  • Discussões artísticas sobre políticas e práticas de acesso
  • Experiências de amadurecimento das relações entre obra e público

Encontro 4

  • Estudo de caso III
  • Grupo de trabalho III: possibilidades de construção
  • Esmiuçando o caso III: terceira roda de escuta
  • Sintetizando os protocolos de trabalho

Sobre a professora:

Ana é artista visual e sonora, rádio artista, fotógrafa, curadora, pesquisadora independente, escritora e editora baseada no Brasil. É graduada em Comunicação Social, especialista em Jornalismo Cultural com ênfase em Teoria e Crítica de Cultura. Dedica atenção a dinâmicas envolvendo sensibilidades cotidianas, sistemas e vivências de escuta. Sua prática é baseada em parcerias e articulações com coletividades por mais de vinte anos. Nestas iniciativas dedica-se a fortalecer práticas colaborativas de criação que observam as entrelinhas das relações de poder que afetam nossa comunicação, as tessituras do cotidiano e a forma como produzimos conhecimento no mundo.

 

CURSO ONLINE | ESCRITAS PERFORMÁTICAS, com Adriana Maciel

Datas: 21, 28 de janeiro, 04, 11 e 18 de fevereiro

Terças-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 5 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 400,00

 

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

 

Programação

 

Aula 1 – Invenção e procedimentos

  • Experiências artísticas das vanguardas do início do século 20
  • Exercícios 1

Aula 2 – O atravessamento das linguagens

  • O rompimento com a representação e a fricção de sentidos
  • Exercícios 2

Aula 3 – John Cage – pensar com as mãos

  • John Cage a as diversas formas de escrita
  • Exercícios 3

Aula 4 – Ruptura

  • Invenção de itinerários
  • Exercícios 4

Aula 5 – Escritas performáticas

  • Escritas das bordas: apresentação e discussão dos trabalhos

 

Sobre a professora:

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, Adriana Maciel é bacharel em Produção Textual também pela PUC-Rio e tem pós-doutorado com a pesquisa Escritas performáticas. Coordena e dá aulas na especialização Escritas Performáticas – Invenção e procedimentos artísticos do CCE da PUC-Rio desde 2019. É, também, professora na especialização Formação do escritor do CCE da PUC-Rio e da especialização Gestão e Produção cultural da FACHA, na disciplina Produção editorial. Professora horista da graduação na PUC-Rio no departamento de Letras, é sócia-fundadora, diretora e editora da Numa Editora desde 2015.

 

CURSO ONLINE | DO CORPO À UTOPIA DA IMAGEM, com Daniela Lima

 

Datas: 23, 30 de janeiro, 06 e 13 de fevereiro

Quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 4 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 350,00

 

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

 

Programação

 

Aula 1 – Introdução: O Corpo Utópico de Foucault

  • Análise da conferência radiofônica “O Corpo Utópico” (1966)
  • O corpo como ator de todas as utopias: paradoxo entre aprisionamento e transfiguração
  • O corpo que se projeta para além de seus limites e habita espaços outros – reais e imaginários: implicações e apontamentos sobre a imagem fotográfica

Aula 2 – Francesca Woodman: O corpo fantasmagórico

  • Análise de imagens selecionadas de Francesca Woodman, em especial da série Spaces (segunda metade da década de 1970)
  • A relação entre corpo, espaço vazio e efemeridade na fotografia de Woodman
  • A dissolução e o desaparecimento do corpo nas fotografias e a tensão entre utopia corporal e fantasmagoria nos autorretratos de Woodman

Aula 3 – Alix Cléo Roudbaud: Corpo e temporalidade

  • Análise de obras selecionadas de Alix Roubaud, em especial da série 15 minutes: la nuit au rythme de la respiration (início da década de 1980)
  • A relação entre corpo, espaço e temporalidade na fotografia de Roubaud
  • A presença do corpo, os movimentos corporais e sua interferência no processo fotográfico

Aula 4 – Iole de Freitas: Corpo em Movimento e em Expansão

  • Análise de imagens selecionadas de Iole de Freitas, em especial da série Spectro (década de 1970)
  • A captura do movimento e a expansão do corpo no espaço
  • O impacto dos procedimentos de corpo-câmera e de gesto-presença na fotografia espectral de Iole de Freitas

Sobre a professora:

Daniela Lima Barros é doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em regime de cotutela na Universidade de Lisboa (ULisboa). Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Centro de Filosofia da ULisboa (CFUL), junto ao grupo Praxis (Practical Philosophy Research Group). Possui formação em Fotografia com ênfase em Artes Visuais pelo Ateliê da Imagem (RJ). Desenvolve pesquisas na área de filosofia francesa contemporânea, com ênfase no pensamento de Michel Foucault, sendo integrante do diretório de pesquisadores do Centre Michel Foucault (CMF-IMEC). Autora de, entre outros, “Corpo-vetor e Corpo-utópico” (In: Pandemia Crítica, Editora N-1, 2021) e “A relação entre a água e a loucura em Histoire de la Folie” (Revista Kriterion). Em Portugal, publicou o ensaio “A questão do estrangeiro: um duplo-convite ao espanto” (In: Volta Para Tua Terra – 50 anos da Revolução dos Cravos, Editora Urutau, 2024). Escreveu ensaios para diversos espaços, entre os quais o Instituto Moreira Salles (IMS-RJ).

 

CURSO ONLINE | ARTE CONTEMPORÂNEA NA COLEÇÃO DO MAM, com Mirtes Marins

 

Datas: 20, 27 de janeiro, 03, 10 e 17 de fevereiro

Segundas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 5 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 400,00

 

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

 

Programação

 

Aula 1 – Arco temporal sobre o MAM São Paulo

  • Breve história do MAM São Paulo: sua fundação e a organização da Bienal de São Paulo
  • Relações com o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e com o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP)

Aula 2 – Panorama da Atual Arte Brasileira a partir de 1969

  • Panorama das edições a partir de 1969
  • Análise de algumas obras premiadas/adquiridas

Aula 3 – Análise de algumas edições e de obras premiadas até anos 1990

  • A ação curatorial
  • Análise de algumas obras premiadas
  • 27º Panorama como estudo de caso (2001) e análise de obras adquiridas: Iran do Espírito Santo, série Ato Único

Aula 4 – Os debates contemporâneos presentes I

  • 31º Panorama – Mamõyguara opá mamõ pupé
  • 34º Panorama – Da pedra Da terra Daqui
  • Aquisições no contexto das exposições

Aula 5 – Os debates contemporâneos presentes II

  • 34º Panorama – Da pedra Da terra Daqui
  • 35º Panorama – Brasil por multiplicação
  • Aquisições no contexto das exposições

Sobre a professora:

Mirtes Marins de Oliveira é mestre e doutora em Educação: História e Filosofia e pesquisadora colaboradora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020). Coordena a pós-graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi.

 

Foi curadora das exposições Contra o estado das coisas – anos 70 (2014), Especular (2018) e Comigo ninguém pode (2019), realizadas na Galeria Jaqueline Martins. Também atuou como curadora de Arte para todos! Liberação e Consumo (Instituto Figueiredo Ferraz, 2016), Não um sonho (Galeria Simões de Assis, 2021) e Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias (Paço das Artes, 2021-2022). Em 2023, foi co-curadora de Justiça de transição não é transação: a brutalidade e o jardim, no Memorial do Ministério Público – RJ.

 

Coeditou a revista Marcelina (2008-2012) e colaborou no livro Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998, da coleção Exhibition Histories (Afterall, 2015). Além disso, co-organizou o livro Histórias das exposições: casos exemplares (EDUC, 2016) e é autora de The body and the opus as a witness of times, sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em The feminist avant-garde. Art of the 1970s (2017), de Gabriele Schor.

 

CURSO PRESENCIAL | ESCREVER COM O CORPO, com Daniela Avelar

 

Datas: 08, 15, 22 de fevereiro, 08 de março

Sábados

Horário: das 10h às 13h

Duração: 4 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 320,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

 

Programação

 

Aula 1 – Como escrever?

  • Retorno à escrita “analógica” (ou, escrever à mão)
  • Como eu escrevo? Qual material e qual suporte eu uso? Quais outros posso usar?
  • Exercícios para experimentação de materiais e superfícies

Aula 2 – O que escrever?

  • Desviando da página em branco
  • Exercícios de escrita com assuntos inusitados
  • Em busca do infraordinário (em oposição ao extraordinário)

Aula 3 – Onde escrever?

  • Corpo e materialidade da escrita
  • Explorando diferentes pontos de vista de observação
  • Exercícios de experimentação da posição do corpo enquanto escreve

Aula 4 – O tempo da escrita

  • Temporalidade da escrita
  • Exercícios de escrita em diferentes tempos e velocidades
  • Observação da produção de textos ao longo dos encontros e encerramento

Sobre a professora:

Daniela Avelar é Artista e escritora, doutora (Udesc, SC) e mestra (Unicamp, Campinas-SP) em Artes Visuais. Investiga em seus trabalhos instrumentos literários como a apropriação, uso e recontextualização a partir de restrições autoimpostas em instalações, publicações, vídeos e ações. Participou de residências em Haukijärvi, Finlândia (“Enter Text” – Arteles Creative Center, 2019), Flip – Festa Literária Internacional de Paraty (Casa do Papel, 2017) e Courants du Monde, Paris (Ministério da Cultura e Comunicação da França, 2013). Publicou trabalhos em arte impressa e livros, sendo o mais recente, o livro “Desde o meio de uma língua” (2022), escrito em diálogo com Patrícia Galelli. Ministra cursos sobre escrita e texto junto com Fabio Morais e Lívia Aquino (2020- 2021), entre outros. Em 2023 participa da Bienal Internacional de Arte Contemporânea SACO, em Antofagasta, Chile.

 

CURSO ONLINE | DINÂMICAS DA ECONOMIA DA ARTE, com Thierry Chemalle

 

Datas: 12, 19, 26 de fevereiro, 12 e 19 de março

Quartas-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

Duração: 5 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 400,00

 

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

 

Programação

 

Aula 1 – Introdução à Economia da Arte

  • Introdução, conceitos fundamentais e principais números da Economia da Arte
  • Similaridades da Economia da Arte com outros segmentos

Aula 2 – O Valor da Arte

  • Adam Smith: O paradoxo da Água e Diamante
  • Uma breve história da precificação

Aula 3 – Colecionismo

  • Coleções reais
  • Uma abordagem ESG do colecionismo

Aula 4 – Arte e Tecnologia

  • Breve relato sobre a história da Tecnologia na Arte
  • Novas tecnologias e a Economia da Arte

Aula 5 – Arte e Ciência Comportamental

  • Breve história sobre o encontro da economia com as ciências comportamentais

Sobre o professor:

Thierry Chemalle é mestre e pós-graduado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, com graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Desde 2018 é pesquisador do Centro FGVInvest nas áreas de Finanças e Economia do Mercado da Arte. Thierry trabalhou no Banco Santander e na Consultoria Accenture, atualmente trabalha na fabricante de alimentos Mars. Thierry é Gestor do Núcleo de IA e Arte da Lawgorithm (USP), é Coordenador de Pesquisa nos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do ArtEconomics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP e é Professor de Finanças e Economia do Mercado da Arte FGV EESP. Thierry faz parte do comitê editorial da revista acadêmica RAE da FGV EAESP.

 

CURSO ONLINE | BYUNG-CHUL HAN E A FILOSOFIA DA ARTE, com Eder Aleixo

 

Datas: 18, 20, 25 e 27 de fevereiro

Terças e quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 4 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 320,00

 

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

 

Programação

Aula 1 – Byung-Chul Han e a Arte: perspectivas iniciais

  • Quem é Byung-Chul Han? Biografia e principais questões filosóficas
  • Positividade e negatividade: o Outro na sociedade contemporânea e na arte
  • As concepções de arte de Byung-Chul Han: o ponto de partida

Aula 2 – Momentos críticos ou construindo um cenário de crise

  • As críticas de Han à arte e à estética da modernidade
  • A passagem do sujeito moderno ao contemporâneo
  • A arte e a criação contemporâneas no capitalismo

Aula 3 – Arte e informação: conflitos e desafios e impactos e… resistências

  • O que é informação?
  • Arte vs. Informação: sociedade da informação e tempo
  • O barulho e a atenção na sociedade da informação
  • Idiotismo: resistindo a sociedade da transparência.

Aula 4 – O tempo na arte: rituais, narrativas e esperança

  • Os tempos da arte
  • O tempo do outro, um outro tempo: rituais e a arte
  • É tempo de narrar o outro e o novo
  • A arte como o espírito da esperança

Sobre o professor:

Eder Aleixo é doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), onde também concluiu o mestrado, com pesquisas focadas em Byung-Chul Han. Estuda Han desde a graduação, tendo desenvolvido um projeto de conclusão de curso mobilizando o autor em 2018. É graduado em Artes Visuais, com bacharelado e licenciatura, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui trabalho artístico em pintura e desenho e experiência em curadoria. Além de ter realizado iniciação científica, mestrado e doutorado com bolsa, é um pesquisador ativo na interseção entre filosofia e artes.

Serviço:

Programação de cursos de janeiro e fevereiro no Museu de Arte Moderna de São Paulo

 

Inscrições disponíveis pelo site Link

Membros do programa Amigo MAM têm 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.

Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987

Telefone: (11) 5085-1300
Mais informações:
MAM São Paulo

www.instagram.com/mamsaopaulo/

Link

www.youtube.com/@mamsaopaulo/

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Escrito por Cleber França

Editor chefe Revista ViaG