in ,

LoveLove

Startup lança pesquisa gratuita para medir índices de diversidade e inclusão nas empresas

diversidade e inclusão

Agora ficou mais fácil medir os índices de diversidade e inclusão nas empresas. A plataforma, que está disponível gratuitamente para todas as empresas por 30 dias, vai mensurar a percepção dos times sobre as políticas e práticas inclusivas, a existência de diversidade no quadro da organização e se há reconhecimento, valorização e respeito entre as pessoas.

Ao todo, são 21 perguntas rápidas e visuais divididas em quatro dimensões (diversidade, inclusão, aspectos culturais e representatividade). As respostas coletadas são mostradas em tempo real num dashboard que fica disponível para o gestores dentro da plataforma.

+ Diversidade e gênero no mercado de trabalho é tema de talk de Escola de Negócios

+ Inclusão e diversidade na educação é tema de seminário internacional do Instituto Casagrande

+ Diversidade LGBT+ na comunicação: Precisamos falar sobre isso

Segundo dados da McKinsey & Company, as empresas com equipes mais diversas estão 21% mais propensas a ter um lucro acima da média. Mas quantas organizações estão levando a diversidade verdadeiramente em consideração no quadro de pessoal? É isso que uma pesquisa da Pulses, startup que tem soluções de clima organizacional, pretende descobrir.

Por meio de filtros, é possível obter um censo e conhecer o panorama da diversidade e inclusão sob a ótica das minorias da empresa. Todos os respondentes têm seu anonimato garantido, já que os dados são confidenciais e o dashboard só apresenta as respostas se houverem mais de 7 pessoas, para que não seja possível nenhum tipo de cruzamento de informações.

“É por meio da diversidade que temos olhares e opiniões diferentes e ricos que ajudam na inovação. Por isso, promover discussões e reflexões a respeito destas pautas é essencial na construção de ambientes de trabalho acolhedores e consideradores. Trazer este tipo de ação para a empresa é ótimo para que gestores e RH possam pensar em práticas para melhorar suas políticas de inclusão”, destaca Michelly Dellecave, CMO da Pulses.

A elaboração da pesquisa teve apoio da Nohs Somos, startup que mapeia locais amigáveis aos LGBTI+ e estimula a diversidade em empresas. Para Hóttmar Loch, diretor da iniciativa, a estratégia de diversidade pode se tornar um diferencial competitivo e servir como alavanca de performance e inovação.

“Antes de estruturar a estratégia de diversidade, é importante compreender por que o tema diversidade e inclusão é relevante para a organização e se isso está realmente conectado com o propósito e os valores da empresa”, afirma.

A pesquisa pode ser acessada pelo link
https://www.pulses.com.br/app/engage/instrumento-de-diversidade-e-inclusao.

Avatar

Escrito por redacao