in

Centro de Empreendedorismo do Museu da Diversidade Sexual traz ampla programação para setembro

Cursos e encontros presenciais voltados para a comunidade LGBTQIAP+ marcam o mês

image001

O Centro de Empreendedorismo do Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, está de volta com uma programação educativa e diversa para setembro! Com o intuito de empoderar, profissionalizar e fomentar o empreendedorismo entre as diversificadas vozes que compõem a comunidade, o Centro de Empreendedorismo oferece uma seleção eclética de cursos que vão desde formação de professores até gestão cultural. 

 

Confira a programação na integra: 

16/09 – Um conto cria um encontro 

Como seria se Carolina Maria de Jesus se envolvesse com uma história de Xica Manicongo? Nesta contação de história em Libras e português, o público será convidado a imaginar o encontro entre as narrativas de duas personalidades que, movidas por suas paixões, encontraram possibilidades de liberdade. Os educadores-artistas Isart Silva do Museu das Favelas e Bruno Vital do MDS, representando uma parceria entre os dois equipamentos, conduzirão a atividade. Um convite à poesia dos corpos e suas potentes representatividades. Esta é uma atividade pensada para crianças e suas famílias, totalmente gratuita e sem inscrições. 

Serviço: 

Data: 16/09/2023 

Horário: 14h00  

Local: Avenida São Luiz, 120 – República  

Número de vagas: Livre 

 

23/09 – Formação para professores: Como acolher estudantes LGBTQIAP+? 

Uma atividade para professores e demais educadores interessados em pensar junto sobre a importância de integrar estudantes da comunidade LGBTQIAP+ nos espaços educacionais. Esta ação faz parte do Programa Centro de Empreendedorismo e Formações, frente de atuação voltada à capacitação profissional da comunidade LGBTQIAP+ e a realização de ações formativas para diferentes agentes sociais. Esta atividade ocorre no espaço da Ação Educativa, associação do território que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. Na ocasião, Val Chagas, Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação do MDS, em parceria com o professor Luiz Guilherme, pesquisador no campo de gênero, sexualidade, educação e juventude LGBTQIAP+, discutirão estratégias de acolhimento de estudantes que integram a comunidade, bem como os desafios enfrentados em sala de aula pela perspectiva dos professores. 

Serviço: 

Data: 23/09/2023  

Horário: 09h30  

Local: Rua Gen. Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01223-010  

Número de vagas: 50  

Link de inscrição: https://forms.gle/KXUHcZG3Fnpm15yY6 

 

23/09 – Rolezinho especial Primavera dos Museus 

Todo mês, o núcleo educativo do MDS promove ações no território central de São Paulo em busca de descobrir e redescobrir memórias deste espaço a partir de pesquisas sobre a comunidade LGBTQIAP+. Nesta edição, a atividade será realizada durante a 17ª Semana de Museus, cujo tema memórias e democracia contempla as pesquisas que o equipamento tem realizado durante o último ano. A atividade de setembro será uma retrospectiva de todos os rolezinhos feitos durante o ano, criando um percurso que mistura diferentes histórias até então trabalhadas pelo núcleo. 

Serviço: 

Horário: 10h  

Ponto de Encontro: Avenida São Luiz, 120 – República  

Número de vagas: 30  

Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlZqTcndMlndJ458W299Jnf0zksrYBWj9sFCgSCqvL0YuvTw/viewform

 

30/09 – Série de cursos: Gestão Cultural LGBTQIAP+ 

O curso, de média duração, é voltado para pessoas LGBTQIA+ que já desenvolvem algum tipo de trabalho na cultura (seja na área artística ou nas áreas de gestão e produção culturais). “O objetivo é ajudá-las a ter uma visão mais estratégica de gestão cultural, a partir de reflexões e ferramentas práticas que trarão novas possibilidades para a realização, sustentabilidade e circulação de suas iniciativas e projetos culturais ou dos espaços onde trabalham”, afirma Paula Cavalcante, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Formações do MDS.  

  

O número de vagas é limitado, portanto será feita uma seleção para compor uma turma diversificada entre gênero, orientação sexual/afetiva, raça, localidade e perfil cultural das pessoas candidatas.  

O encerramento das inscrições ocorrerá no dia 18 de setembro. E o resultado da seleção será enviado por email entre os dias 20 à 22 de setembro.  

  

André Fonseca será o professor que ministrará as aulas: ele é consultor, educador e pesquisador independente dentro das temáticas diversidade, comunicação e cultura, graduado em comunicação social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural pela Universidade Internacional de Barcelona. 

  

“O curso de Gestão Cultural é um ótimo caminho para artistas que queiram ampliar o alcance dos seus projetos. Aprender a circular e monetizar a arte são pontos importantes que ajudam a garantir que o artista tenha retorno financeiro do seu fazer artístico”, conta Fonseca.  

  

Serviço: 

Data: 30/09/2023  

Horário: 9h00 às 13h00 

Local: Avenida São Luiz, 120 – República 

Número de vagas: 15 

Link de inscrição: https://forms.gle/xz4FLMTYSoMwa8NN6 

 

Sobre o Centro de Empreendedorismo 

O Programa Centro de Empreendedorismo e Formações é uma das frentes do Núcleo de Educação do Museu da Diversidade Sexual voltada à capacitação profissional da comunidade LGBTQIAP+. Sua missão é contribuir para o ensino e com a geração de renda no âmbito cultural e da economia criativa, visando o empreendedorismo e a empregabilidade, por meio de processos formativos comprometidos com qualidade, inovação e sustentabilidade. Além disso, contribuir com a formação de outros agentes que causam impacto direto na vida profissional da população LGBTQIAP+. 

Sobre o MDS  

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.   

A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAPN+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.   

Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede, na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior. 

Sobre o Instituto Odeon  

Atualmente o Museu da Diversidade Sexual é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social que tem como missão promover gestão e produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. O Instituto Odeon existe para trazer mais cultura para as cidades e mais arte para as pessoas. Quer transformar a percepção do público sobre museus e eventos culturais, trabalhando em direção a um país que promove a expressão da arte, expande o acesso ao que é produzido e leva a sério seu legado cultural.  

Avatar

Escrito por Cleber França

Editor chefe Revista ViaG