O escritor e ativista Fernando Bertozzi, gerente na Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, realizará o “Mural do Orgulho” de 15 à 30 de junho, diariamente de 8h às 20h na sede da Secretaria de Turismo, antigo Pórtico. O mural conta a história do movimento no município de Armação dos Búzios, Rio de Janeiro.
+ Búzios LGBT friendly: Destino se prepara para receber turistas LGBTI+
+ Carlos Tufversson volta à Coordenadoria de Diversidade Sexual do Rio de Janeiro
O mês de mobilização faz parte da luta da comunidade LGBTI+, que também celebra em junho uma das datas mais importantes da resistência do movimento: o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, em 28 de junho, criado em referência à rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando a comunidade protestou contra uma ação violenta de policiais nova-iorquinos que queriam fechar um bar que reunia a comunidade.
Liderado por Fernando Bertozzi, essas ações de combate à LGBTfobia acontecem em Búzios desde 2013 com seminários, palestras, eventos de exibição de filmes sobre sexualidade e gênero e a Parada do Orgulho LGBTI+ que faz parte do calendário de eventos da cidade. A ideia do mural é relembrar lutas e conquistas do movimento na cidade, contando uma história de luta contra o preconceito e a discriminação.