A 32ª Convenção Anual da International Gay and Lesbian Tourism Association – IGLTA aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, em abril passado, com a participação da delegação brasileira composta pela Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur que divulgou o País como destino gay friendly; a Associação Brasileira de Turismo GLS – Abrat/GLS; as cidades do Recife, São Paulo e Florianópolis, além de agências associadas e a revista ViaG.
O evento recebeu cerca de 600 profissionais internacionais que atuam no turismo LGBT e trinta veículos de comunicação. A ViaG foi a única mídia brasileira.
O espaço do Brasil recebeu 150 agentes e operadores norte-americanos e de outros países que trabalham com o segmento. Durante o encontro, a Embratur apresentou seus principais produtos e destinos brasileiros LGBT.
“O setor de turismo tem muito a ganhar com este mercado que possui um grande potencial para a geração de divisas para o País”, afirma o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto.
Além de seminários e workshops com a apresentação de boas práticas e temas relacionados, a Embratur e Abrat-GLS participaram de reuniões com representantes do trade internacional especializados em turismo LGBT, “A ideia é fazer networking e preparar o mapeamento do segmento”, completa o coordenador geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos do Instituto, Rafael Felismino.
Segundo dados da Community Marketing Insights – CMI, empresa de pesquisas de viagens LGBT, apenas nos EUA, o turista GLS gasta 70 bilhões de dólares por ano, são cerca de 3,5% dos visitantes de Los Angeles, ou seja, 1,2 milhões de visitantes que se identificam como gays ou lésbicas.
A ViaG divulgou, na ocasião, a edição com destinos de Foz do Iguaçu, Bonito/MS e Fernando de Noronha, matérias de capa. Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de dança típica de Pernambuco, como o maracatu e o frevo.
[Best_Wordpress_Gallery id=”6″ gal_title=”Brasil na IGLTA em Los Angeles”]