Por Jorge Carvalho
Com a temática “Histórias que a Bahia Conta”, a Bienal do Livro Bahia 2024, considerada o maior evento de cultura e literatura do Nordeste, acontecerá entre os dias 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador, com nomes de peso da literatura nacional e internacional.
Segundo os organizadores, a edição deste ano terá cerca de 170 autores, artistas e personalidades que produzirão mais de 100 horas de conteúdo para todos os públicos, divididos em três diferentes espaços da programação cultural oficial: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil.
Após a periodicidade habitual ser retomada, em 2022, a organização da Bienal do Livro Bahia espera, neste ano, que a presença do público supere a edição anterior, quando o evento alcançou a marca de 90 mil visitantes, sendo 20 mil em um único dia.
Valorizando o tema “Histórias que a Bahia Conta”, a edição de 2024 da Bienal do Livro Bahia terá a presença de, pelo menos, um participante baiano em todos os painéis, mesas de debates e demais atividades, seja um autor, uma personalidade ou um mediador. No total, 80% dos convidados da programação cultural serão naturais da Bahia.
A Bahia é conhecida por sempre estar na vanguarda dos acontecimentos históricos, em termos políticos, sociais e culturais. Nesse contexto, a Bienal baiana se afirma como um espaço de celebração da representatividade com forte participação de autores e outros representantes da comunidade LGBTQIAP+.
Entre os convidados da Bienal do Livro Bahia que integram o movimento LGBTQIAP+ estão:
Deko Lipe, escritor soteropolitano, tem seu trabalho voltado para a literatura infantil e infanto-juvenil, com representatividade LGBTQIAP+, como o livro “Meus pais e eu”.
Elayne Baeta é baiana e tem dois livros publicados: “O amor não é óbvio”, primeiro romance lésbico juvenil a integrar a lista de mais vendidos da revista “Veja”, e “Oxe, Baby”, sua obra mais recente e a primeira coletânea de poesias da escritora.
Com mais de 100 mil livros vendidos em três anos de carreira e considerado um dos grandes fenômenos da literatura LGBTQIAP+ da atualidade, o escritor potiguar Pedro Rhuas também tem presença confirmada no evento literário de 2024.
Um dos grandes nomes da música brasileira, Daniela Mercury falará para o público da Bienal Bahia sobre o seu trabalho como cantora, compositora e produtora que rompeu fronteiras e ganhou o mundo.
Autor de livros como “O primeiro beijo de Romeu” e o “Diário de Aquiles”, o escritor carioca, Felipe Cabral também estará presente na Bienal do Livro Bahia.
Bienal do Livro Bahia 2024
Quando: de 26 de abril e 1º de maio.
Onde: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490, Boca do Rio, Salvador – BA).
Informações, programação e ingressos: www.bienaldolivrobahia.com.br