A presença de atletas trans no esporte profissional é tema da live que o Museu do Futebol realiza nesta quinta-feira (23/7), às 19h.
Enquanto o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQI+ no mundo, tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de Lei que estabelece o sexo biológico como único critério para definição de gênero em competições esportivas, o que, na prática, proibiria pessoas trans de ingressar em categorias esportivas profissionais no Estado.
+Esporte e diversidade! Você já pode se inscrever para a True Colors Cup 2020
+Com patrocínio do VisitBritain, True Colors Cup faz história com esporte LGBT+
+Gramado (RS) terá Encontro LGBT com shows e esporte, em junho
Estes e outros desafios da inclusão de atletas trans no esporte serão tratados no encontro, que terá a participação do antropólogo Wagner Xavier, do jogador profissional Marcelo do Nascimento Leadro e da advogada Niara Aun Kryvcun, com mediação do jornalista João Abel, autor do livro ‘Bicha! Homofobia Estrutural no Futebol’.
A transmissão acontece no Facebook e no YouTube do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O evento tem apoio Itaú, patrocinador do Museu do Futebol por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Para assistir, acesse:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/
No Facebook: https://pt-br.facebook.com/
Sobre os participantes:
Wagner Xavier é pós-doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, dedica-se a investigar gênero e sexualidade no mundo dos esportes. Também é membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
Marcelo do Nascimento Leandro é atleta profissional de futebol, tricampeão de futsal pela seleção feminina brasileira e campeão da Copa América de futebol feminino.
Niara Aun Kryvcun é mulher trans, advogada e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-HORTOLÂNDIA.
A mediação ficará por conta de João Abel, social media do jornal O Estado de S. Paulo e autor do livro ‘Bicha! Homofobia Estrutural no Futebol’.