O Brasil abriga coleções impressionantes de arte contemporânea, tanto internacional quanto local. As obras agradam os apaixonados por arte e arquitetura. Mas há muito mais para visitar, como museus a céu aberto e construções centenárias que dão vida às paisagens do país. O Viajanet, agência de viagens online, preparou uma lista de lugares que merecem uma atenção especial.
Teatro Amazonas
Na cidade de Manaus fica uma das salas de espetáculos mais lindas do Brasil. Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas conta com 701 lugares e três pavimentos de camarotes. Suas colunas foram feitas em ferro francês e as pinturas que decoram o teatro retratam a fauna e a flora amazônicas. No teto está pintada a imagem da Glorificação das Belas Artes na Amazônia, onde musas descem das alturas sobre a floresta. Uma verdadeira obra de arte.
Cidade de Brasília
Em forma de asas de pássaro ou avião, a cidade de Brasília foi fundada para ser a nova capital do Brasil em 1960. O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e o urbanista Lucio Costa criaram uma cidade urbana moderna. Os entusiastas da arquitetura podem se maravilhar com o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana e o Palácio do Planalto
Igreja de São Francisco de Assis
A forma curva das montanhas é visível na Igreja de São Francisco de Assis, em Minas Gerais. Projetada por Oscar Niemeyer, o prédio representa a moderna arquitetura brasileira dos anos 1960. Localizada em Belo Horizonte, a igreja é um dos quatro prédios que compõem o complexo da Pampulha, que inclui salão de dança, um museu de arte e um clube de tênis. Não deixe de entrar na igreja para ver o mural modernista criado Candido Portinari, um dos artistas mais famosos do Brasil.
Instituto Inhotim de Arte Contemporânea
O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Está localizado em Brumadinho, uma cidade com 38 mil habitantes, a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte
Museu de Arte de São Paulo
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Lá, os visitantes encontrarão pinturas de mestres europeus, ao lado de artistas brasileiros.
Museu de Arte Contemporânea Niterói
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi inaugurado em setembro de 1996 e logo se tornou símbolo desta cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer. Entre a elaboração e construção, a obra levou cinco anos para ser concluída. Localizado de frente para a Baía de Guanabara, sua estrutura de concreto armado em forma de cálice tornou-se um dos marcos do trabalho do renomado arquiteto.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Com mais de um século, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu mais antigo da cidade. Os destaques neste espaço histórico incluem pinturas e esculturas do século XIX; obras e desenhos modernistas brasileiros; e pinturas do famoso artista brasileiro Candido Portinari.