Pablo de Luca e Gustavo Noguera, diretores da Câmara de Comércio Gay Lésbica Argentina (CCGLAR) anunciaram na WTM Latin America 2019 que vão apoiar o Fórum de Turismo LGBT do Brasil que acontece no dia 6 de junho, no Tivoli Mofarrej Sao Paulo Hotel.
“O turismo na Argentina promove quatro pilares principais – turismo de luxo, gastronomia e enoturismo, turismo corporativo e turismo LGBT. Para o Fórum, queremos trazer destinos que não são tão conhecidos no Brasil, como Salta, El Calafate, ou mesmo Mendoza. O trabalho foi realizado com operadores tradicionais que agora contam com especialistas em turismo LGBT. Em agosto vamos lançar um pacote especial para Mendoza, por exemplo”, explicou, Pablo Noguera, presidente da CCGLAR.
Leia + : IGLTA realiza rebranding e apresenta nova identidade visual
Números do Turismo LGBT na Argentina
Segundo, dados da Secretaria de Governo de Turismo da Nação, em 2018 dos sete milhões de visitantes recebidos na Argentina, 1,3 milhões eram brasileiros, um aumento de 6,2% em relação a 2017. Do total de turistas, 492 mil se declaram do segmento LGBT e 26% deles, são brasileiros, cerca de 128 mil. “Para o nosso país, o mercado brasileiro é um dos mais importantes. Para 2019, temos que definir diferentes ações e atividades neste mercado”, conta Noguera
Entre os eventos promovidos para o segmento LGBT estão o Argentina Gay Ski Tour, que será realizado em agosto, em Las Lenas, Mendoza, a 12ª Conferência Internacional sobre Liderança e Turismo LGBT, Gnetwork360, de 30 de julho a 02 agosto de 2019, e o LGBT Games Buenos Aires 2020, que serão realizados pela primeira vez na América Latina.
O propósito de ampliar as relações com o Brasil por meio da participação no Fórum está alinhado com o plano estratégico de vendas de turismo da Argentina para o Brasil e América Latina. No último ano, o trabalho da Câmara esteve voltado para preparar destinos argentinos, diferentes de Buenos Aires que já está consolidada como destino LGBT, para receber o turista LGBT em cidades como Rosário, Salta, Mendoza e até mesmo Iguaçu.
Organizado pela revista ViaG, o evento trouxe profissionalismo com foco em treinamento e conversão de vendas. Alex Bernardes, especialista em turismo LGBT e diretor da revista ViaG, comemora a participação da CCGLAR. “Na segunda edição tivermos 200 profissionais presentes, como foi programado, e uma lista de espera de outros 100. Patrocínios como este, da CCGLAR, permitiu ampliar o evento para 300 profissionais”, avaliou Bernardes.