Os museus e os espaços culturais estão entre os principais atrativos de Minas Gerais. Milhares de visitantes passam anualmente pelo Estado em busca de arte e cultura. Minas reúne algumas das principais galerias de artes plásticas do Brasil. 18 dessas estão em Inhotim, o maior acervo de arte contemporânea do país que fica em Brumadinho.
Na capital, Belo Horizonte, existem dezenas. Nossa coluna visitou uma delas, a Orlando Lemos, e conferimos algumas peças em exposição que são de encher os olhos. O espaço foi inaugurado em 2013 e atualmente abriga quadros e peças de vários artistas mineiros e de outros lugares. Foi lá, por exemplo, que comprei o quadro “Olavinho na piscina”, da artista plástica Adriana Coppio. Acreditando no “olhar estético”, o espaço ajuda a fomentar a produção, formação, reflexão e a experimentação artística nos diversos campos das artes.
O marchant José Roberto Furtado irá te receber, te dar várias dicas e com certeza te encaminhar para uma ótima compra. Arte de qualidade é o que a galeria procura proporcionar ao público seleto. “Acredito que uma obra de arte é aquela que acima de tudo emociona, pois transforma o sujeito que a observa ao estabelecer uma espécie de comunicação silenciosa e inexplicável entre a obra e o espectador” diz Lemos.
Com pouco mais de um ano, a galeria já se tornou uma das mais requisitadas da cidade, recebendo exposições de sucesso. Já passaram pelo espaço, obras de Léo Brizola, Rafael Vicente, David Almeida, Evandro Soares, Guilherme Callegari, João Maciel, entre outros.
Em março, do dia 07 ao dia 29, o espaço estará recebendo o 6º Salão dos Artistas Sem Galeria. A mostra tem como objetivo exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos com outras galerias de arte. Vale a pena conferir!
Montamos uma galeria com algumas obras expostas na Orlando Lemos. Veja abaixo!
Galeria Orlando Lemos
Rua Melita, 95 – Jardim Canadá/MG
(31) 3224-5634
Site: http://orlandolemosgaleria.com.br/