A programação é marcada pela visibilidade intersexo e o encerramento da exposição “O mais profundo é a pele – Envelhecer LGBT+”
O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, dedica sua programação de outubro à celebração da diversidade em múltiplas linguagens e gerações. O mês traz atividades como debates sobre a arte transformista, reflexões sobre as vivências intersexo e passeios culturais que resgatam a presença LGBTQIA+ na memória teatral da cidade e um Clube do Livro especial para o Mês das Crianças. Além disso, o Centro de Empreendedorismo e Pesquisa oferece cursos e oficinas gratuitas voltadas à arte, escrita, audiovisual e preservação de narrativas dissidentes. Confira a programação completa de outubro:
Clube do Livro MDS – Inventário das Caraminholas: A arte de ressignificar medos
O clube do livro de outubro convida crianças e suas famílias para uma manhã especial de leitura, imaginação e criação artística em celebração ao Dia das Crianças. A autora Luana Alahmar apresentará sua obra “De Onde Nascem as Caraminholas”, que inspira reflexões sobre medos, ansiedades e pensamentos que habitam nossa mente. Após a leitura, o público participará de uma oficina criativa para materializar suas próprias “caraminholas” em forma de personagens artísticos, utilizando desenho, colagem e modelagem.
Mais do que uma atividade cultural, o encontro será um espaço de acolhimento, expressão e fortalecimento de vínculos familiares, onde todos poderão transformar suas caraminholas em arte, imaginação e afeto.
Data: 04 de outubro
Horário: 11h às 16h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República – saída R. do Arouche)
Inscrições gratuitas no link.
Monta-se: Oficina de Criação de Personagem Drag em parceria com Acervo Bajubá
A oficina Monta-se convida os participantes a imaginar, experimentar e esboçar suas personas drag, mesmo que ainda em estado de rascunho. Não se trata de formar artistas prontas para o palco em tempo recorde, mas de abrir espaço simbólico para que o desejo de ser, performar e brincar com o gênero encontre corpo e voz. A oficina é um convite à experimentação, ao improviso e à imaginação como potência de transformação pessoal e coletiva. O projeto é parte do “Projeto Arquivo Transformista: acervos e memórias da arte transformista” executado pelo Acervo Bajubá e custeado pelo PROAC 2024.
Data: 11 de outubro
Horário: 14h às 16h
Local: Centro de Empreendedorismo e Pesquisa (Av. São Luis, 120 – República) Inscrições gratuitas no link.
Roda de conversa: Memórias da arte do transformismo em São Paulo em parceria com Acervo Bajubá
A atividade convida as artistas Aloma Divina, Kelly Cunha, Gretta Starr, Marcinha do Corintho, Victoria Principal analisadas pelo Acervo Bajubá na pesquisa “Projeto Arquivo Transformista: acervos e memórias da arte transformista” para uma roda de conversa mediada por Angel Natan. O encontro contará também com a apresentação de parte da pesquisa executada. A atividade é parte do “Projeto Arquivo Transformista: acervos e memórias da arte transformista” executado pelo Acervo Bajubá e custeado pelo PROAC 2024.
Data: 12 de outubro
Horário: 15h às 17h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República, saída R. do Arouche).
Inscrições gratuitas no link.
Rolezinho LGBTQIA+: Teatro Fora do Armário – PELOS PALCOS E MEMÓRIAS DE SÃO PAULO
O Rolezinho LGBTQIA+ propõe uma caminhada cultural pelo centro de São Paulo, destacando a presença histórica da comunidade LGBTQIA+ nas artes cênicas. Durante o percurso, os participantes visitam cinco pontos que revelam a memória de teatros, coletivos e personalidades que marcaram a trajetória queer nas artes, refletindo sobre a representação da comunidade no passado e na cena contemporânea. Mais do que um passeio, a ação celebra o território como um espaço de expressão, acolhimento e autodescoberta.
Data: 18 de outubro
Horário: 15h às 17h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República, saída R. do Arouche).
Inscrições gratuitas no link.
Cineclube MDS – Vozes da Diversidade – INTERSEXO ABRAI
O Cineclube da Diversidade em parceria com a ABRAI contará com a exibição do documentário “Vozes da Diversidade – INTERSEXO ABRAI”. Após a sessão, haverá uma roda de conversa com ativistas da Associação Brasileira de Intersexos (ABRAI) que irão destacar pontos-chave do filme e ampliar o debate sobre o mundo intersexo, a partir das vozes de ativistas, médicos e advogados. A atividade busca promover visibilidade, reflexão crítica e conscientização sobre as vivências intersexo e a urgência do combate à mutilação genital infantil.
Datas: 25 de outubro
Horário: 13h às 15h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República – saída R. do Arouche)
Inscrições gratuitas no link.
Curso: Como montar seu portfólio de artista
O curso é um convite para refletir sobre como apresentar a produção do artista contemporâneo de maneira clara, consistente e profissional. Ao longo de duas horas, os participantes irão discutir não apenas os aspectos técnicos — como seleção de obras, organização visual e formatação — mas também a importância de construir uma narrativa que traduza sua pesquisa artística. A partir de exemplos práticos e exercícios, todos terão a oportunidade de compreender quais informações são essenciais, como adequar o material a diferentes contextos e quais erros evitar.
Datas: 03 de outubro
Horário: 18h às 20h
Local: Centro de Empreendedorismo e Pesquisa (Avenida São Luís, nº120 – República)
Inscrições gratuitas no link.
Curso: Arquivos Dissidentes: Pesquisa em História de Lesbianidades e Transmasculinidades
O curso de 4 horas de duração, na modalidade presencial, em parceria com o Arquivo Lésbico Brasileiro, tem o objetivo de explorar a intersecção entre a história da lesbianidade e da transmasculinidade no Brasil do século XX, na busca por fomentar uma compreensão mais profunda da diversidade de experiências e identidades LGBTQIA+ no passado e o papel da historicização para entendermos sua emergência num contexto contemporâneo.
Datas: 06 de outubro
Horário: 14h às 18h
Local: Centro de Empreendedorismo e Pesquisa (Avenida São Luís, nº120 – República)
Inscrições gratuitas no link.
Oficina de Escrita de Projetos e Políticas Culturais para o Audiovisual
Introduz de forma teórica a História das Políticas Culturais no Brasil, desde o Brasil Império, e especialmente após a redemocratização com as legislações de fomento à cultura e ao audiovisual, especialmente a Lei do Audiovisual e a criação da Agência Nacional do Cinema, além de aulas teórico-práticas com apresentação e escrita dos itens necessários para a elaboração de projetos audiovisuais. O curso é voltado para artistas, produtores e estudantes interessados na temática e com alguma experiência na área cultural, a partir de 16 anos, preferencialmente LGBTQIAP+. A atividade será acompanhada por intérpretes de Libras.
Datas: 08, 15, 22, 29 de outubro e 05 de novembro.
Horário: 18h às 22h
Local: Online, na plataforma Zoom
Inscrições gratuitas no link.
Letramento sobre diversidade para Guias de Turismo
O Letramento propõe apresentar as pautas da diversidade sexual e de gênero e suas interseccionalidades e conduzir um tour direcionado para profissionais do Turismo. Instrumentalizando guias de turismo no atendimento de pessoas LGBTQIA+ e também contribuindo para a formação de conteúdos sobre cultura e história da comunidade. A atividade será ministrada por nossa equipe do Núcleo de Educação.
Datas: 13 de outubro
Horário: 14h às 18h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República – saída R. do Arouche)
Inscrições gratuitas no link.
Visita temática: O mais profundo é a pele | narrativas escondidas na derme
O mês de despedida da exposição “Mais Profundo é a Pele” terá ativação especial do Núcleo de Educação para a Diversidade com uma visita mediada que busca desvendar as histórias por trás das pessoas modelos das fotografias.
Datas: 4, 11, 18 e 25 de outubro. E domingo, dia 12, para celebrar a presença de Gretta Star na atividade.
Horário: Às 16h. No domingo, dia 12/10 será às 11h.
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República – saída R. do Arouche)
Inscrições gratuitas no link.
Sobre o Museu da Diversidade Sexual
O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ – contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.