Viajar pode render histórias tão inusitadas que parecem ter saído de um roteiro de comédia. De acordo com uma pesquisa* recente da Booking.com — uma das maiores plataformas de reservas de hotéis, aluguel de temporada, atrações e outros serviços de turismo — os brasileiros têm uma lista bem definida do que mais temem e dos perrengues mais memoráveis que já viveram longe de casa.
Problemas de viagem mais temidos pelos brasileiros: | |
Perder o passaporte ou documentos | 83% |
Não ter a documentação correta para viajar | 77% |
Extravio de bagagem | 76% |
Cancelamento de voo | 72% |
Fazer uma reserva errada | 68% |
Perder o traslado do aeroporto à acomodação | 51% |
Atraso de voo | 37% |
Chuva inesperada durante a viagem | 33% |
Traslado atrasado | 32% |
Entre os maiores problemas que podem estragar uma viagem, perder o passaporte ou documentos lidera com folga (83%). O risco de não ter a documentação correta para viajar (77%) e o extravio de bagagem (76%) também figuram no topo da lista. As mulheres demonstram maior preocupação com a perda da mala (81% contra 71% entre os homens). Já entre os viajantes com mais de 65 anos, a cautela com as bagagens é ainda maior (86%), enquanto quem tem entre 55 e 64 anos lidera o receio de perder passaportes e documentos (89%).
O cancelamento de voos aparece logo depois (72%), seguido por fazer uma reserva errada (68%) — e aqui, mulheres novamente se destacam, com 74% considerando esse um grande problema. Situações como perder o traslado do aeroporto à acomodação (51%), atraso de voo (37%) e chuva inesperada durante a viagem (33%) são mais toleradas, mas ainda assim incomodam. Por fim, um em cada três (32%) brasileiros consideram traslados atrasados um grande problema nas viagens.
Top perrengues dos viajantes brasileiros: | |
Perder a hora do passeio | 19% |
Pedir comida por gestos e receber o prato errado | 9% |
Entrar no carro ou transfer errado | 8% |
Entrar no quarto de hotel errado | 8% |
Dormir no transporte público e passar do ponto | 7% |
Além dos medos, a pesquisa explorou os momentos mais embaraçosos que já aconteceram durante viagens. O campeão, com 19% dos brasileiros, é perder a hora do passeio e chegar correndo enquanto todos esperam – situação ainda mais comum entre viajantes de 45 a 54 anos (24%). Em seguida, aparecem tentar pedir comida por gestos e acabar recebendo algo completamente diferente (9%); subir no carro ou transfer errado (8%), com índice maior entre jovens de 18 a 24 anos (11%); entrar no quarto de hotel errado (também 8%), com pico entre viajantes de 55 a 64 anos (12%); e dormir no transporte público e passar do ponto (7%), especialmente entre jovens de 18 a 24 anos (11%).
“O que a pesquisa mostra é que, por mais que a gente planeje, sempre há espaço para o improviso – seja aquele frio na barriga de perder documentos ou o constrangimento de entrar no quarto errado. O importante é manter o bom humor e aproveitar a experiência”, comenta Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.