Courchevel, um dos destinos de esqui mais prestigiados do mundo, está pronto para receber visitantes na abertura da temporada de inverno, no próximo dia 6 de dezembro. Com cenários deslumbrantes e uma infraestrutura excepcional, a estação de esqui é ideal para quem busca vivências inesquecíveis na neve, inclusive para iniciantes. Para aqueles que terão seu primeiro contato com a neve nesta temporada, o Courchevel Tourisme, órgão responsável pelo turismo local, elaborou um guia com orientações valiosas para tornar essa experiência ainda mais prazerosa, abrangendo desde as pistas de esqui até a alta gastronomia. Seja em família, com amigos, sozinho ou a negócios, Courchevel é o local perfeito para quem visita um destino de neve pela primeira vez.
Segundo Alexia Lainé, Diretora Geral do Courchevel Tourisme, a estação já está totalmente preparada para receber os brasileiros. “Estamos muito animados com o início de mais uma temporada de inverno e prontos para proporcionar vivências inesquecíveis na neve, seja para os visitantes habituais da estação ou para aqueles que escolheram Courchevel para sua primeira experiência na neve. Este ano, esperamos acolher ainda mais brasileiros, que a cada temporada demonstram uma paixão crescente por nossas montanhas e atividades. É sempre gratificante ver como os turistas do Brasil se encantam com o primeiro contato com a neve, e tenho certeza de que Courchevel oferece o melhor para todos os perfis de público, desde as melhores pistas de esqui até nossa gastronomia premiada”, declara Alexia.
Novidades da temporada
A próxima temporada promete ser mais esportiva, diversificada e repleta de ação. Já na abertura, os primeiros visitantes poderão assistir à reinauguração da famosa e histórica gôndola Saulire. Os esquiadores terão o prazer de dividir as pistas com atletas de montanhismo de classe mundial, que darão início à temporada da Copa do Mundo no dia 12 de dezembro, poucos dias antes da primeira Copa do Mundo Handiski, organizada pelo Club des Sports, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de dezembro no Estádio Émile Allais.
Como se vestir adequadamente para a neve
Essa talvez seja uma das dúvidas mais comuns entre brasileiros que desejam esquiar pela primeira vez, considerando que o Brasil é um país tropical e não possui temperaturas comparáveis às de uma estação de esqui, onde os termômetros podem marcar até -10°C. A empresária Barbara Baer, especialista brasileira em roupas de neve e esqui e proprietária de uma loja de aluguel de vestimentas para neve, afirma que se vestir para o frio extremo é mais simples do que parece e não requer muitas peças; três camadas são suficientes: a primeira deve ser uma roupa térmica adequada para baixas temperaturas, a intermediária pode ser um tricô leve ou fleece, e a camada externa deve ser impermeável. “Um mito muito comum é que a bota precisa ser um número maior para acomodar várias camadas de meias grossas, mas com meias térmicas e uma bota bem aquecida, uma única camada nos pés é muito mais confortável. E para esquiar, o ideal é uma meia térmica fina até o joelho, que ajuda a evitar atritos com a bota de esqui e não machucar os pés”, explica Bárbara. Para passeios e atividades que não envolvem contato direto com a neve, a recomendação da empresária é optar por roupas do dia a dia.
Atividades na neve
Para iniciantes no esqui, Courchevel proporciona uma experiência inesquecível, com pistas adaptadas e infraestrutura completa. Além do contato direto com a natureza, o resort oferece atividades como corridas de tobogã, diversão garantida para todas as idades. É imperdível a corrida de trenó estilo Fórmula 1, com três quilômetros de extensão e oito túneis. As famílias também vão adorar a descida de trenó de dois quilômetros e as oportunidades de praticar manobras na pista de gelo, observar e interagir com cães de trenó, brincadeiras na neve e até pôneis trotando. Antes de entrar em qualquer pista, no entanto, dois serviços são fundamentais: seguro saúde com cobertura para atividades de esqui e a contratação de aulas com um instrutor, o que tornará a experiência mais completa e segura.
O melhor da gastronomia dos Alpes franceses
Courchevel é um paraíso para os apreciadores da boa gastronomia, com uma ampla variedade de restaurantes para todos os paladares, desde a tradicional cozinha francesa até hambúrgueres e culinárias internacionais. Este ano, o destino consolidou ainda mais sua posição de destaque, com a adição de duas novas estrelas no renomado Guia Michelin, tornando-se o resort com o maior número de estrelas do mundo. Os chefs Sylvestre Wahid e Jean-Rémi Caillon foram os mais recentes premiados, elevando Courchevel a sete restaurantes estrelados.
Como se isso não fosse suficiente, no último Congresso das Grandes Mesas do Mundo, Sébastien Vauxion, do Le Sarkara (Hotel Le K2 Palace Courchevel), foi coroado como Melhor Chef de Confeitaria do Mundo, recebendo o prestigiado prêmio Valrhona. Já consagrado com duas estrelas no Guia Michelin, ele também foi eleito o melhor chef confeiteiro de 2023 pelo Gault&Millau, um troféu que celebra sua ousadia e paixão pela alta gastronomia.
Sobre Courchevel
Courchevel é uma estação de esqui de renome mundial localizada nos Alpes franceses. Com seis vilas distintas, cada uma oferecendo sua própria personalidade e charme únicos, além disso tudo é um destino de inverno deslumbrante que atrai esquiadores e entusiastas de todo o mundo. Com uma variedade de pistas e uma gama diversificada de opções de hospedagem, uma gastronomia estrelada Michelin e uma rica oferta cultural, o destino é o local ideal para quem procura uma experiência de esqui excepcional combinada com luxo e hospitalidade de classe mundial.