“Estamos comprometidos em aumentar a inclusão na companhia, promovendo espaços seguros para que nossos colaboradores possam expressar sua diversidade com orgulho”, afirma Rubia Malagrino, Coordenadora Sênior de Desenvolvimento Organizacional da LATAM. “Ações como rodas de conversa permitem que as pessoas compartilhem suas histórias e vivências, inspirando seus colegas e fomentando um ambiente cada vez mais respeitoso.”
A História de Leticia Baroni – Agente de Aeroporto
Desde cedo, Leticia Baroni sabia que era diferente do que se esperava dela. Enfrentando muitos desafios ao longo de sua vida, foi sua resiliência e coragem que a permitiram superar todos os obstáculos. “Não há nada mais precioso do que a liberdade de ser quem você é”, declara Leticia. Hoje, ela é um exemplo de superação e orgulho para todos.
A História de Adriano Brustolin – Consultor de Recursos Humanos
Adriano Brustolin, natural de São Paulo, também enfrentou preconceitos e desafios ao longo de sua vida. Iniciou sua carreira na LATAM como agente de aeroporto e, com muita determinação, chegou ao cargo de executivo de RH. “Ser livre para celebrar quem eu sou de verdade é estar aqui hoje”, diz Adriano. Ele é uma prova viva de que é possível alcançar seus objetivos sendo autêntico.
Diversidade e Inclusão
A Companhia tem se empenhado em se tornar uma companhia mais diversa e inclusiva, trabalhando em várias frentes, incluindo a capacitação de colaboradores sobre diversidade, a implementação de processos seletivos inovadores e a definição de compromissos claros de Diversidade e Inclusão. Esses compromissos incluem garantir a equidade de oportunidades, aumentar a representatividade de mulheres e pessoas com deficiência, ampliar a diversidade em áreas profissionais para fomentar o multiculturalismo e criar mais espaços para diversidade social, étnica, racial, educacional, etária e de gênero.
Em 2023, a empresa realizou mais de 3 mil contratações no Brasil em áreas como Aeroportos, Cargas, Manutenção e Tripulação. A companhia tem avançado em diversidade para melhor representar a sociedade brasileira em seu quadro de funcionários, focando na contratação de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência (PcD). Nos últimos dois anos, a LATAM alcançou um nível de representatividade de pessoas LGBTQIAPN+ que reflete as porcentagens presentes na sociedade, incluindo um quadro significativo de pessoas transgênero, próximo de 2% dos novos contratados.