Fundado em 2008, o Casarão Brasil é o destino de acolhida do público Trans, que por muitas vezes se encontra em situação de vulnerabilidade pelo não aceitamento da sociedade e até mesmo da família.
O Brasil traz a triste marca de ser, já por quatorze anos, o país que mais mata travestis no mundo, em média uma morte a cada 34 horas.
Com a missão de resgatar a autoestima, a entidade conta com um corpo de psicólogos, assistentes sociais, assistência jurídica e cursos profissionalizantes, respeitando a diversidade sexual.
Através da criação de políticas públicas, o Casarão Brasil promove ações que vão desde as questões de saúde, como distribuição de insumos de proteção sexual e conscientização sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
O leque de atuações do Casarão Brasil é vasto. No Centro de Cidadania LGBTI Claúdia Wonder, segue do acompanhamento jurídico para a mudança do nome social, oportuniza a elevação da escolaridade através de projetos governamentais, a capacitação em diversas áreas e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, serviço social e psicológico, além de rodas de conversa e a formação de Transmultiplicadoras.
Mikaella Reis Freire, uma das mulheres trans que faz parte do projeto, nasceu em Belém do Pará e saiu da sua terra natal aos 17 anos devido ao preconceito familiar, chegou a trabalhar como profissional do sexo em São Paulo por alguns anos, e viu sua vida transformada após o acolhimento que teve pela equipe do Casarão Brasil. Com auto estima recuperada, aos 33 anos, ingressou no curso de enfermagem – largou o curso por conta do preconceito – fez ETEC, começou a dar palestras e se capacitou na área de gestão de saúde pública, e trabalha hoje como Assessora da Presidência da entidade para assuntos ligados a saúde pública.
Exemplos como esse de resgate de valor pessoal e mudança de vida são vários, como resultado do trabalho do Casarão Brasil, que embora tenha parceria com alguns órgãos, necessita de doações para manter o projeto.
As doações podem ser feitas através depósito no Banco do Brasil (Ag 442-1 c/c 51.027-0) ou pelo PIX (10.013.459/0001-83)
Para conhecer mais acesse: https://www.casaraobrasil.org.br/