in ,

3ª Taça da Diversidade

Liga de Futebol Society, voltada à comunidade LGBTQIAP+, começa a abrir espaço para novas modalidades, começando pelo Handebol.

image003
Foto: Divulgação
image001
Foto: Divulgação

Taça da Diversidade foi idealizada com o objetivo de chamar atenção para a falta de diversidade no meio esportivo através do futebol, um dos esportes em que a homofobia se mostra mais forte.

A 1ª Edição aconteceu em 2019, com parada durante a pandemia, e retomada em 2022. O sucesso da última edição abriu espaço para a ampliação do evento, que nesta Edição irá englobar mais um esporte: o Handebol. Os torneios serão disputados no dia 10 de junho, um dia antes da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ que acontece no dia 11, domingo.

Nesta edição serão quatro times de Handebol, quatro equipes de Fut7 de homens trans e 6 equipes masculinas gays cisgênero, vindos de todo o Brasil. Cada núcleo terá o seu vencedor. Com a falta de um espaço público único que abrigue as duas modalidades, o evento irá se dividir entre o ADECO – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, onde acontece o campeonato de Handebol e a Appito Arena, onde irá acontecer os campeonatos dos núcleos de Fut7.

O Fut7 é disputado em um campo menor que o Futebol, com menos atletas e em campo de grama sintética, que tem maior durabilidade. Estas características impulsionam a modalidade, que vem crescendo dentro e fora da comunidade LGBTQIAP+.

Todas as equipes que participam da disputa na categoria, também conhecida como futebol Society, estão associadas à LiGay, Liga de Futebol Society voltada à comunidade LGBTQIAP+. A Liga foi criada em 2017 e já conta com 52 times cadastrados. “Se contarmos os times ainda não cadastrados, este número sobe para 94 equipes LGBTQIAP+, o que comprova que o Futebol é para todos, todas e todes”, garante Renan Dias, presidente do Bulls, time de São Paulo e atual campeão da Taça da Diversidade.

Taça da Diversidade vai além do campeonato.  O projeto abre a possibilidade para um dia de socialização, com shows, DJ e muito jogo bom. A abertura ficará a cargo da bateria da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. Na entrada de cada time, sempre há uma apresentação com duração média de 1 a 2 minutos, estimulando a criatividade artística, com cunho crítico e de manifestação social.

O evento é aberto a todos. A entrada será uma doação de um produto de higiene pessoal, para as ONGs Casa Florescer e Casa de Acolhimento João Nery.

 

Serviço

Taça da Diversidade 2023

Quando: 10 de junho de 2023

Handebol

4 times gay cis

Início do campeonato: 9h

Local: ADECO – Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – Avenida Ibirapuera, 1315.

Fut7

4 equipes de homens trans

6 equipes masculina gay cis

12h (show em ambiente externo a Arena)

Início do Campeonato: 14h

Local: Appito Arena

Engenheiro Roberto Zuccolo, 214 – Vila Leopoldina

Ingresso: 1 produto de higiene pessoal que será doado para o Instituto Casa Florescer – ONG que oferece suporte para transexuais e proporciona atendimento social e psicológico (saúde, educação, vínculos familiares, reinserção mercado de trabalho) e Casa de Acolhimento João Nery, que oferece apoio para homens trans em situação vulnerável de rua.

Avatar

Escrito por Cleber França

Editor chefe Revista ViaG