Pela primeira vez na história, o Congresso Nacional foi iluminado com as cores do arco-íris, símbolo que representa a luta da comunidade LGBT+. A projeção na fachada do prédio ocorreu para celebrar o Dia Mundial do Orgulho LGBT, comemorado nesse domingo, dia 28 de Junho.
A inciativa partiu do coletivo Brasília Orgulho, responsável por organizar a Parada do Orgulho LGBT de Brasília. Para conseguir que fosse realizado, o projeto contou com o apoio do senador Fabiano Contarato ( Rede – ES) , que conseguiu a autorização com a Primeira Secretaria da Casa do Senado.
+Representantes do Turismo LGBT + reagem a fala do presidente da Embratur
+25 de Junho, Dia da Bandeira LGBT +. Conheça a história e o significado desse símbolo multicolorido
+Conversas sobre Orgulho LGBT+ duplicam em 2020 no Twitter
Em uma entrevista para o site Universa, Welton Trindade, coordenador do coletivo Brasília Orgulho afirmou: “A Parada não pode estar nas ruas, mas o Orgulho sim”.
De acordo com Trindade, o ato foi uma maneira criativa de substituir o Festival Brasilia Orgulho, evento com diversas atividades que aconteceria em frente ao Congresso Nacional, juntamente com a Parada do Orgulho LGBTI da Capital Federal. O evento teve que ser cancelado por conta da pandemia do covid-19.
No seu perfil em uma rede social, Contarato declarou: “ Ver o arco-íris projetado no Congresso Nacional é, simbolicamente, avançar em um espaço que tem negado direitos de cidadania plena a nós, LGBTI+. Nenhuma lei federal foi aprovada por este Congresso Nacional. Tudo que obtivemos veio de lutas e conquistas no judiciário! Mas precisamos das leis federais e nisso a visibilidade é um importante caminho. As pessoas têm que entender que a orientação sexual não define caráter”.
1. Ver o arco-íris projetado no Congresso Nacional é, simbolicamente, avançar em um espaço que tem negado direitos de cidadania plena a nós, LGBTQ+. Nenhuma lei federal foi aprovada por este Congresso Nacional. https://t.co/X6fcoNmBRX
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) June 28, 2020
Outro apoio muito importante veio da Aliança Nacional LGBTI, uma organização pluripartidária da sociedade civil que busca promover a defesa dos direitos humanos, principalmente da comunidade LGBTI. A organização é liderada pelo ativista Toni Reis.
Em nota oficial, a Aliança Nacional LGBTI parabeniza o Congresso Nacional e agradece o presidente do Sanado, Davi Alcolumbre, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Além dos agradecimentos, Reis ainda escreveu: “Há uma luz no Congresso Nacional brasileiro, e essa luz é a luz do arco-íris da diversidade. É um fato histórico que pode iluminar os caminhos dos/das parlamentares para aprovarem proposições que estão na casa legislativa há 20 anos, como a criminalização da LGBTIfobia e o casamento igualitário.”
O ativista Eliseu Neto, coordenador do grupo Diversidade23 e colaborador do projeto acredita que ação vem para mostrar força e organização por parte da comunidade LGBT. Em seu perfil no Twitter, Neto celebrou: “Conseguimos, pela primeira vez na história, foi iluminado o congresso nacional nas nossas cores. Nunca aprovamos um projeto de lei para a população LGBTI aqui, mas a gente vai conseguir. Essas cores aqui são para iluminar os parlamentares, iluminar os caminhos deles, para mostrar nossas cores, para mostrar que a gente tem muita força, que a gente está em todos os lugares.”
A emoção de ter articulado e de estar lá é inimaginável. Obrigado aos amigos do @gaybrasil . Welton vamos juntos ?️??? pic.twitter.com/1EA9FXcaSO
— Eliseu Neto em ? ?️? ?? (@eliseuneto) June 29, 2020