A Sodexo, uma das líderes mundiais em serviços de gestão de benefícios, é também uma das empresas que mais tem se destacado em relação a políticas internas de valorização de seus colaboradores LGBT+.
Com 40 anos de atuação no Brasil, a empresa tem afirmado cada vez mais seu compromisso com a diversidade. Em 2015, a Sodexo assinou a Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT. No total, quase 100 empresas participaram das reuniões do fórum e, destas, 20 são signatárias da Carta de Adesão ao Fórum e aos 10 Compromissos da Empresa com os Direitos LGBT.
Entre as indicações do acordo, está o comprometimento em oferecer um espaço de trabalho seguro e com respeito à diversidade, com igualdade nas oportunidades independente da orientação sexual e ações de apoio à comunidade LBGT, sejam campanhas internas ou sociais.
+Delta Air Lines está entre as melhores empresas do mundo para funcionários LGBT+
+ViaG e Brasilturis são media partners oficiais do Fórum de Empresas e Direitos LGBT
+Encontro reúne líderes em São Paulo para discutir inclusão de LGBT nas empresas
Em 2016, a filial brasileira criou o Pride Group, um grupo de afinidade que atua sob o tema de orientação sexual e identidade de gênero, com o objetivo de debater o assunto, promover iniciativas de educação e sensibilização, oferecer suporte e proporcionar visibilidade interna e externa sobre o tema por meio de ações de comunicação, desenvolvimento de talentos e criação de uma cultura inclusiva.
Um dos primeiros resultados do Pride Group foi o desenvolvimento de um guia LGBTI+ que foi lançado internamente para orientar e expandir o conhecimento de líderes da companhia com relação ao tema.
Em 2019, a Sodexo esteve presente na 1ª Feira de Empregabilidade Trans e Travesti, onde cerca de 150 candidatos se cadastraram para as vagas oferecidas por 11 empresas. A ação ajudou a aumentar a representatividade desse grupo de pessoas dentro da empresa. Hoje a Sodexo já possui mais de 50 transexuais em seu quadro de colaboradores.
A inciativa deu tão certo que por causa das novas contratações algumas outras adaptações tiveram que ser feitas nos prédios da empresa. Em São Paulo, placas externas e comunicados internos foram aplicadas nos banheiros como o objetivo de garantir o uso de acordo com o gênero que cada colaborador se auto identifica. A medida está sendo implementada também em outras sedes da empresa por todo o Brasil.