Não é segredo para ninguém que a Itália está nos holofotes por conta do coronavírus, e por conta de toda a polêmica, a ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália emitiu um comunicado oficial, contextualizando a situação com dados precisos e fugindo do possível sensacionalismo da imprensa. O documento foi enviado para agentes e operadores de turismo, contudo, a ViaG, preocupada com o turista LGBT+ e com a veracidade dos fatos, bem como em respeito à Itália, compartilha com você, agora:
+ É crime! São Paulo sai na frente na luta contra a LGBTfobia
+ Turismo LGBT+ : 5 destinos internacionais para fugir do dólar alto
+ Haja bafão! Vem conferir a edicão extra do NEM TE CONTO #3 – VIAG PODCAST
A Itália é um país seguro para se viver e viajar.
O Sistema Nacional de Saúde da Itália, entre os mais eficientes do mundo, ativou imediatamente protocolos que visavam proteger a saúde dos cidadãos e turistas. Controles generalizados permitiram ao governo italiano monitorar e impedir a disseminação do Covid-19 desde os primeiros momentos da disseminação fora das fronteiras chinesas.
A adoção de medidas extraordinárias de prevenção, como o fechamento temporário de alguns locais ou a suspensão de alguns eventos, representam medidas cautelares que nada têm a ver com a disseminação do vírus no território italiano.
De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério das Relações Exteriores, até o momento apenas 0,05% do território italiano é afetado por medidas extraordinárias de isolamento temporário de alguns municípios italianos (igual a 0,1% do total), com o objetivo de evitar a disseminação do vírus.
Dos 7904 municípios italianos, apenas 12 são afetados por estas medidas:
Lombardia: Bertonico, Casalpusterlengo, Castelgerundo, Castiglione D’Adda, Codogno, Fombio, Maleo, San Fiorano, Somaglia, Terranova dei Passerini.
Vêneto: Vo ‘Euganeo
O restante do território nacional, incluindo as regiões em que os municípios sujeitos a isolamento temporário estão localizados, é seguro e acessível. Todos os serviços e atividades destinados a cidadãos e turistas são normalmente prestados e a qualidade de vida pela qual a Itália é famosa no mundo permanece alta.
Para mais informações, favor consultar os seguintes links:
Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale
Ministero della Salute
Istituto Superiore di Sanità
Epicentro, portale dell’epidemiologia per la sanità pubblica
Organizzazione Mondiale della Sanità (World Health Organization)
A ViaG reforça que informação é sempre a melhor prevenção.