Curitiba é a cidade com mais candidatos que se comprometeram à causa LGBT
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou uma lista com 51 nomes de candidatos que são LGBT, ou que se comprometeram com as medidas propostas pela associação. A ação foi batizada “Voto contra a LGBTFOBIA, defendo a cidadania” e busca apoiar políticos que defendam os direitos da população LGBT.
São os próprios candidatos que se cadastram no sistema, assumindo o compromisso de apoiar as medidas propostas pela associação. Na inscrição eles definem se são LGBT ou aliados. Até agora Curitiba, com 10 candidatos, lidera a lista das cidades com mais nomes, seguida de Belo Horizonte (MG) e Guaxupé (MG). O partido com maior participação foi o PSOL (19), seguido do PT (10) e do PPS (5).
Entre as medidas, está a de penalizar administrativamente a discriminação por orientação sexual, seja praticada por agentes públicos ou privados. A ABGLT também pede que os estatutos dos servidores públicos deem direitos iguais para servidores heterossexuais e LGBT.
Questão de gênero
Na área da educação, a associação pede que os candidatos se pautem pela defesa dos “marcos normativos da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”. No último ano a questão da ‘ideologia de gênero’ movimentou câmaras municipais pelo Brasil e uma série de municípios retirou de seus planos de educação o termo ‘gênero’ — a exemplo do que havia ocorrido com o Plano Nacional de Educação. A lista completa com o nome dos candidatos que apoiam a causa está disponível no site da ABLGBT.
Da Redação