Nenhuma subida ao pódio ganhou tanto destaque do que um simples e despretensioso selinho entre dois homens na Olimpíada de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul. Tudo aconteceu quando o esquiador Gus Kenworthy e seu namorado, o ator Matthew Wilkas, trocaram o carinho após o atleta ter ido mal nas três descidas da final de sua prova e não ter levado nenhuma medalha. O beijo de consolo do namorado foi transmitido ao vivo e de surpresa por todos os canais de televisão e viralizou no mundo.
Em entrevista ao site da revista Time, Wilkas comemorou que o beijo tenha sido televisionado, mesmo que de surpresa, para trazer mais representatividade a causa LGBT.
“É incomum, certo? É bom que seja televisionado porque normaliza mais. Eu imagino que esse momento pode ser muito significativo para um jovem gay: ver um atleta famoso, tão aberto e orgulhoso de si mesmo, sem se importar com o que pensam sobre a sua sexualidade”, disse.
No Instagram, Kenworthy também falou abertamente sobre o assunto e se declarou para o namorado.
“Não sabia que estava sendo filmado, mas eu fiquei tão feliz que isso aconteceu. O eu da minha infância nunca teria sonhado em ver um beijo gay na TV nas Olimpíadas, mas pela primeira vez, uma criança pode assistir a essa demonstração de amor em casa. O amor é amor é amor. Amo você, amor”, escreveu.
@guskenworthy When you kiss your boyfriend at the #Olympics and the world DOESN’T FREAK OUT. #LoveWins #progress #?? pic.twitter.com/LpBtOOv9af
— jennymoss (@jennymoss) February 18, 2018