Um dia todos nós envelheceremos. Porém, mesmo esse processo sendo esse processo natural, a passagem entre a idade adulta e a velhice carrega fortes preconceitos em uma sociedade que celebra a juventude como a fase mais importante da vida. Dessa forma, até mesmo expressões de carinho são taxadas, como se aqueles que se amam tivessem apenas alguns anos para expressar esse sentimento. Um exemplo disso foi o beijo dado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, na novela “Babilônia”, de Gilberto Braga, exibida em 2015, pela Rede Globo, causou discussões não apenas por sido entre duas mulheres, mas por elas serem idosas.
O folhetim, na época, trouxe à luz uma discussão que envolveu dois preconceitos: a sexualidade e o envelhecer. Esses serão alguns dos dois pontos debatidos neste sábado (10), a partir das 16h, no Santo Bar, durante o Roda Livre promovido pelo Instituto Boa Vista por meio do Projeto Cidadania LGBT, que traz o tema ‘A Terceira Idade LGBT’.
O Debate terá mediação do sociólogo Acioli Neto e participação dos convidados: Ivonete Melo, Presidente do Sindicato dos Artistas; Cristiane Falcão, educadora social e militante do Movimento Trans; Horácio Barros, ativista do Movimento Integrar de Pernambuco; Vicente Barbosa, ativista do Coletivo LGBT do Sintepe e Manoel Constantino, jornalista, escritor e diretor de teatro.
De acordo com Acioli Neto o envelhecimento na terceira idade é um tema que, aos poucos, vem ocupando um espaço em estudos acadêmicos, com pesquisadores interessados em conhecer as diferentes esferas que se relacionam com a temática. “São desde questões referentes ao corpo e ao sexo até discussões sobre as políticas públicas destinadas a essas pessoas”, completou o sociólogo, que é também Coordenador do Projeto Cidadania LGBT do Instituto Boa Vista.
Serviço
Roda Livre – A Terceira Idade LGBT
Terça-feira, dia 10 DE JUNHO
16:00 HORAS
Entrada Gratuita
SANTO BAR, RUA DAS NINFAS, 84, BOA VISTA
HAVERÁ SORTEIO DE INGRESSOS PARA FESTA BEAR CELEBRATION