Longe de ser uma moda passageira, o slow travel propõe uma experiência de viagem com conexões mais profundas com os locais, o que se traduz em roteiros que priorizam mais tempo de permanência em menos destinos e que valorizam a vivência local ao invés da correria para “carimbar” passaportes.
Mais do que uma tendência, o modelo reflete uma mudança concreta no comportamento do consumidor. De acordo com a Europamundo, circuitos desenhados dentro desse modelo representaram 44% das vendas em 2023 e, em 2024, já alcançam 53% de share. Os roteiros tradicionais com múltiplos destinos seguem no portfólio da empresa, mas os números confirmam que o interesse por viagens mais imersivas cresce de forma constante.
A operadora começou a desenhar circuitos com esse perfil em 2015, inicialmente, com foco na Península Ibérica. Hoje, já são mais de 120 roteiros slow travel ativos, que incluem destinos da Europa à Ásia, passando por México, Cuba, Alemanha, Coreia do Sul, China e Japão. Os circuitos priorizam deslocamentos mais curtos, tempo livre nas cidades e experiências fora do comum, como hospedagem em vilas remotas, passeios gastronômicos em propriedades locais e imersões culturais guiadas por especialistas.
Clique Para Download |
“Slow travel não é sobre luxo, mas sobre valor. É uma escolha que respeita o tempo do viajante, aprofunda a conexão com os lugares e entrega experiências que não caberiam em circuitos tradicionais”, afirma Clayton Araújo, gerente comercial da Europamundo no Brasil.
Com um portfólio em constante expansão, a Europamundo se consolida como uma das operadoras que mais investem na diversificação de formatos de viagem, acompanhando as transformações do mercado e do perfil do consumidor. O crescimento do slow travel dentro das vendas da empresa reforça o potencial do modelo e a relevância do tema para o futuro do turismo.
Sobre a Europamundo Vacaciones
Criada há 28 anos, a Europamundo Vacaciones (EMV) é líder em circuitos rodoviários pela Europa e detentora de roteiros exclusivos em inúmeros outros países, entre eles os quais estão Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Japão, Turquia, Egito, Jordânia e Marrocos.
Com sede em Madri, na Espanha, onde tem mais de 160 funcionários, a empresa tem representantes nos principais países das Américas, África e Ásia. Seus mais de 400 guias conduzem entre 180 e 200 mil passageiros por ano, nos seus mais de 1.700 circuitos rodoviários diferentes. Mais informações estão disponíveis no site.