Paris como você nunca viu!

Paris como você nunca viu!

Por Felipe Abílio

A fama de seus museus com artes raríssimas, da arquitetura histórica – que define bem o que é o velho continente – e seus pontos turísticos, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, fazem de Paris, na França, a dona do título de uma das cidades mais visitadas do mundo há anos. Recentemente, até a cantora Beyoncé se rendeu aos encantos da Cidade-Luz e gravou o principal clipe de seu álbum dentro do Museu do Louvre. O vídeo, com cerca de 120 milhões de visualizações, fez com que alguns guias desenvolvessem um roteiro específico mostrando as principais obras de arte em que a rainha do R&B aparece fazendo pose.

Mas se todo mundo já conhece tudo que Paris tem para oferecer, qual é a graça de ler de novo um roteiro sobre a cidade? É aí que vocês se enganam, queridos leitores.

Reveillon Rio 2019

Apesar de velhinha pela idade – com 10 mil anos de história –, Paris não deixa a desejar se seu negócio é sair do convencional e passar por experiências incríveis e inovadoras. Abra seu coração, deixe os seus velhos conceitos de lado e se prepare para conhecer uma Paris “invertida” e de um jeito que você nunca viu.

Atelier des Lumières

Novidade em Paris, o Atelier des Lumières abriu as portas em abril deste ano, sendo o único centro de arte digital da cidade. O galpão de mais de 2000 m² exibe projeções mapeadas no teto, no chão e nas paredes, criando uma atmosfera totalmente imersiva de mais de 3.300 m² de obras digitalizadas. A sensação é de estar literalmente dentro de uma obra de arte. E, às vezes, é até preciso se segurar para não cair com o jogo de luz e música.

O primeiro artista homenageado é Gustav Klimt, a principal figura da arte vienense do fim do século 19. Obras de nomes como Egon Schiele e Friedensreich Hundertwasser também ganham vida nas paredes do lugar, que é divido em duas salas.

FlyView Paris

Recém-chegado, o FlyView Paris é uma experiência totalmente diferente dedicada a te mostrar a cidade de uma forma inovadora. Com apenas seis meses de vida, o simulador de realidade virtual faz um tour pela Cidade-Luz a bordo de uma máquina de voo, revelando os principais pontos turísticos de um ponto de vista totalmente diferente. Já imaginou sobrevoar a Torre Eiffel de pertinho e chegar ao topo dela pelo lado de fora? É o que o FlyView proporciona, em qualidade super HD.

Logo que você chega, os tripulantes do FlyView te recebem em um portão de embarque, como se você realmente fosse embarcar em algum tipo de nave. A partir dali, o viajante voa pelo Arco do Triunfo, Ponte Alexandre III, Catedral de Notre-Dame, entre outros lugares famosos. O passeio dura cerca de 15 minutos e é indicado para todas as idades. Ao final do voo, você recebe uma foto para guardar a lembrança da aventura.

Parc Astérix

Apesar de a Disneyland Paris ser o principal parque temático da região desde que foi aberto em 1992, os franceses já tinham um espaço para se aventurar em montanhas-russas e atrações temáticas no Parc Astérix. Inaugurado em 1989 com os personagens do desenho animado Asterix e Obelix, o parque faz parte, até hoje, da infância de muitos franceses.

São 40 atrações que misturam brinquedos para a família e nível hard de emoção. Não deixe de sentir o ponto máximo da adrenalina na montanha-russa “Orizis”. Com a temática egípcia, ela sobe a mais de 40 metros e é a primeira montanha-russa invertida com um looping de mergulho da França.  Ao final do dia, sente-se perto do lago principal com algum petisco para acompanhar o show de águas, luzes e fogos que anuncia o fim daquele divertido dia.

O parque fica a cerca de 40 minutos de carro de Paris e o acesso não é difícil. Dá para ir de transporte público e, na volta, eles disponibilizam ônibus até o aeroporto Charles de Gaulle, onde continua a viagem de trem para Paris.

Com cenários idênticos aos do quadrinho e do desenho animado, o parque oferece uma boa infraestrutura, com restaurantes, bares, bebedouros e funcionários que se esforçam para dar todas as informações possíveis aos visitantes, transmitindo um clima de magia. O horário de funcionamento no verão é das 10h às 22h. Dá para brincar muito!

Jantar Naturista

Restaurantes chiquérrimos e comida de alta gastronomia estão em toda parte de Paris, mas já imaginou juntar tudo isso com a forma livre e sem tabus de viver da filosofia naturista? É exatamente isso que o O’Naturel proporciona. Ele é o único restaurante com essa temática na França, considerada o maior destino nudista do mundo.

Localizado em uma rua tranquila da região leste da capital, a vitrine de vidro fechada com cortinas esconde dos pedestres o que é jantar totalmente nu. O espaço foi pensado e concebido pelos gêmeos Mike e Stéphane Saada. Nenhum dos dois é adepto ao nudismo, mas ambos estudaram e entenderam o conceito para criar um espaço naturista dentro da capital.

Ao chegar, com reserva feita previamente, o cliente recebe chinelos de pelúcia, a chave do armário para guardar suas roupas e todas as orientações. É expressamente proibido levar o celular, tirar fotos ou qualquer atitude ou insinuação sexual, entre outras regras.

Já sem roupa, lenço, documento ou celular, é chegada a hora de atravessar uma pequena portinha até o salão principal. Composto por 20 mesas, o espaço é aconchegante e a adaptação ao nu é rápida, inclusive para quem nunca tinha tirado a roupa em público, como eu. As cadeiras são forradas com protetores únicos e você pode ficar com as pantufas ou de salto alto, como algumas mulheres preferem.

A gastronomia servida ali é de alta qualidade com cardápio variado entre carnes, aves, massas e saladas. Peça ao garçom uma indicação de vinho que harmonize com o prato escolhido, relaxe e aproveite a sensação de liberdade.

Onde comer

Paris, sem dúvida, pode ser sinônimo de boa gastronomia, de pratos que ficarão para sempre na memória do visitante. Mas escolher um bom lugar para comer poder ser difícil por conta da variedade.

Restaurant Georges / Centre Georges Pompidou

É no sexto andar do badalado museu Centre Georges Pompidou que está localizado o Restaurant Georges. Classificado como um restaurante design, a decoração do rooftop é toda de vidro, valorizando a vista para quem quer almoçar ou jantar observando pontos como a Torre Eiffel ou a Basílica do Sacré Coeur, em uma visão panorâmica de 180 graus de toda a cidade.

Todo revestido de alumínio, as mesas são de vidro e estão sempre decoradas com um vaso e uma rosa no centro. O cardápio tem opções variadas de carnes, aves, peixes e massas. O Le Silver Cod de Alan Yau, um bacalhau marinado ao molho de champanhe, é um dos pratos imperdíveis do local.

Ground Control Paris

Um espaço moderno e criativo que mistura arte, culinária, cerveja gelada e ótimos drinques. Desde 2014, o coletivo Ground Control cria um tipo de feira hipster em prédios desocupados da SNCF, empresa francesa que cuida do transporte ferroviário da cidade e que mantém locais interditados para a população. No verão, esses lugares ganham um novo fôlego com gente jovem a fim de diversão. No espaço aberto de 1.500m², mesas de piquenique, bancos de trens antigos, tonéis que viram mesa e jardins com hortinha compõem a atmosfera do local, ideal para comer com os amigos no fim de tarde. Food trucks criados em vagões antigos da SNCF servem pizza, hambúrgueres, crepes e pratos clássicos da Europa como batata frita e peixe. A programação de 2018 vai até novembro e a entrada no espaço é gratuita.

https://www.groundcontrolparis.com

Maison Breguet (bistronomie)

Sofisticado e criativo, o Maison Breguet (bistronomie) está no andar térreo do hotel cinco estrelas que leva o mesmo nome, perto do distrito de Le Marais. Comandado pelo Chef David Lanher, os pratos são preparados a partir da mistura de produtos frescos do mercado e colheitas dos pequenos produtores. O toque especial fica por conta da simplicidade e elegância em como os ingredientes são trabalhados. O espaço conta, ainda, com uma sofisticada adega de vinhos privativa, onde você pode jantar em uma grande mesa com os amigos. A dica fica para uma sobremesa de figo com chocolate e farofa de amendoim, imperdível!

Onde se divertir

Rosa Bonheur

No coração do parque Buttes-Chaumont, uma casa colorida e cheia de luzes abriga o projeto Rosa Bonheur no final das tardes de domingo. Com um clima de festa de amigos, o local abre espaço para Djs que tocam do gênero eletrônico ao pop radiofônico, até a meia noite, fechando o fim de semana com chave de ouro. O público é divertido e a pista está sempre fervendo.

The Cox

Aberto desde 1995 no coração do Le Marais, bairro LGBT de Paris, o The Cox é considerado um dos principais pontos de diversão da comunidade parisiense. Ali todos os estilos se misturam no terraço, que fica lotado. Ótimo lugar para se jogar na pista e tomar um drinque de happy hour com os amigos a partir das seis da tarde. O local abre todos os dias até as duas da manhã.

Clubbing

Um bar para tomar drinques, um palco para shows ou uma balada com Djs incríveis, o Clubbing não é só um bar, mas um lugar que pode receber vários tipos de eventos trazendo um pouco mais de vida para as noites de Paris. Ideal para sair e ser surpreendido. A agenda do Clubbing está sempre cheia e vale a pena olhar a programação dos shows e festas.

Onde se hospedar:

Hotel Paris Bastille Boutet MGallery by Sofitel

Montado em uma antiga fábrica de chocolate no coração de Bastille, o Hotel Paris Bastille Boutet MGallery by Sofitel mistura a sofisticação de um hotel cinco estrelas com a atmosfera de estar em um lugar familiar, onde todos os detalhes foram pensados para agradar os olhos. Perto do Le Marais, bairro LGBT de Paris, o hotel oferece 80 acomodações, spa, área fitness, piscina, banho turco e uma vista incrível dos telhados da cidade. O café da manhã com pães artesanais e geleias é incrível.

Fotos

Serviços

Atelier des Lumieres – www.atelier-lumieres.com

FlyView Paris – www.flyview360.com

Parc Astérix – www.parcasterix.fr

O`Naturel – www.restaurant-onaturel.fr

Onde comer

Restaurant Georges – restaurantgeorgesparis.com/fr/

Molitor’s Rooftop – www.mltr.fr/en/restauration/rooftop/

Maison Breguet (bistronomie) – www.maisonbreguet.com/pt/restaurante/

Ground Control Paris – www.groundcontrolparis.com

Onde se divertir

Rosa Bonheur – rosabonheur.fr

The Cox – www.cox.fr

Clubbing – http://badaboum.paris/

Onde se hospedar:

Hotel Paris Bastille Boutet MGallery by Sofitel – http://bit.ly/Boutet-MGalleryBySofitel

 

Deixe um comentário