Conheça pontos turísticos inspirados em astros da música britânica

Conheça pontos turísticos inspirados em astros da música britânica

O filme Bohemian Rhapsody – a história de Freddie Mercury chegou às telas do Brasil em 1º de novembro de 2018, contando a história da ascensão meteórica e do som revolucionário da banda de rock Queen, do surgimento à apresentação no Live Aid em 1985, bem como a história da vida extraordinária do vocalista e líder Freddie Mercury. O Queen se formou e viveu em Londres, cidade onde gravou sua música e tocou em shows lendários.

O órgão de turismo da Grã-Bretanha, Visit Britain, aproveitou a visibilidade do filme para inspirar viajantes do mundo todo a conhecerem roteiros relacionados aos astros da música britânica. Seja Queen ou Bowie, Pink Floyd ou Amy Winehouse, The Beatles ou Oasis, o importante é se divertir. Veja como seguir os passos desses artistas:

Passeios

Para marcar o lançamento do filme Bohemian Rhapsody, os fãs do Queen podem fazer uma turnê de rock sobre Freddie Mercury e sua banda. A Londres Rock Tours organiza um passeio de meio dia na capital totalmente focado no Queen. Ele passa pelos lugares de formação da banda – tais como o pub onde Freddie Mercury conheceu Brian May e Roger Taylor -, os estúdios de gravação e onde os músicos viveram. Você visitará os locais que desempenharam um papel importante na história da banda, bem como onde alguns de seus vídeos foram gravados e o endereço da última apresentação do Queen.

Outros passeios alternativos que incluem locais ligados ao Queen, além de outras bandas britânicas, são o Rock Walk e o Classic Rock Legends. Você também pode caminhar até a última casa de Freddie Mercury, a Garden Lodge Mansion, no sofisticado bairro de Kensington. Embora continue sendo uma casa particular, você pode ler algumas das cartas que as pessoas escrevem para ou sobre o cantor e deixam no muro.

Londres é a cidade ideal para visitar numa viagem focada em música. A London Rock Tours também oferece aventuras musicais tais como o Classic Rock & Beatles Tour e o Punk and New Wave tour, entre muitos outros. A Rock ‘n’ Roll London Tour leva você ao redor dos locais ligados aos Beatles, Pink Floyd, Jimi Hendrix, The Sex Pistols, Blur e Oasis. A Undiscovered London organiza o Camden Markets and Music Legends Tour, no qual você aprenderá sobre a vida e a música de Amy Winehouse, Pink Floyd e outros artistas que viveram e trabalharam no bairro de Camden, no norte de Londres. Os fãs de David Bowie devem conferir a David Bowie Musical Walking Tour no bairro onde o artista vivia no sul de Londres, Brixton. Outra opção é viajar no tempo a bordo do Swinging 60s bus, que te transporta de volta à década crucial para a música.

Um simples passeio pelas ruas de Londres revelará locais que as lendas do rock britânico tornaram famosos. A Berwick Street, no Soho, é a rua que aparece na capa do álbum seminal do Oasis (What’s The Story) Morning Glory. Baixe o aplicativo Blue Plaques para descobrir onde músicos como Jimi Hendrix e John Lennon viveram ou tocaram. Dê um passeio pela Denmark Street do Soho – carinhosamente conhecida como Tin Pan Alley por seu grande número de lojas de instrumentos musicais que serviram clientes famosos ao longo das décadas. Visite o Handel & Hendrix Museum em 23 Brook Street, onde você aprenderá sobre a vida de dois músicos muito diferentes que viveram neste endereço com séculos de diferença. E você não pode vir para a capital da Inglaterra sem recriar a lendária travessia dos Beatles que virou capa do álbum Abbey Road – vá até o bairro de St John’s Wood e fotografe seus passos na faixa de pedestres mais famosa do mundo (atente para o tráfego!). Qual Beatle você será?

Compras

Você é fã de discos de vinil? Londres é um paraíso para os viciados em vinil. Dê uma olhada nos álbuns da Rough Trade West (a original, que abriu em 1976) perto de Portobello Road, ou seu carro-chefe no Reino Unido, a Rough Trade East no Old Truman Brewery (também casa para apresentações ao vivo). A Rekless Records vende discos de segunda mão há mais de 40 anos e tem uma enorme coleção de vinis e CDs. Por sua vez, Flashback Records tem três lojas em Londres – em Islington, Shoreditch e Crouch End -, com milhares de vinis de segunda mão, assim como a Sister Ray Ace em Shoreditch, que também organiza espetáculos de música ao vivo. E, se você estiver em Londres durante o Record Store Day (13 de abril de 2019), pode assistir a uma grande variedade de apresentações gratuitas em lojas de discos independentes. A rua comercial de Carnaby Street também celebrará o novo filme com instalação de luz a e “loja de pop-up.”

Hospedagem

Com inauguração prevista para a primavera de 2019, o Hard Rock Hotel, localizado na esquina da Oxford Street com a Park Lane, onde é o atual Cumberland Hotel, trará sua coleção de relíquias para homenagear antigos residentes e hóspedes como Jimi Hendrix, Diana Ross, Bob Dylan, Stevie Wonder e Madonna. O Hard Rock Hotel London terá cerca de mil quartos e suítes elegantes, juntamente com dois bares vibrantes e um animado Hard Rock Cafe. No lobby, a mundialmente famosa Rock Shop contará com os icônicos produtos do Hard Rock.

O K West Hotel & Spa pode ser um retiro de quatro estrelas no oeste de Londres, mas também se orgulha de seu estilo e ambiente vanguardista. E isso se deve a sua localização dentro de antigos estúdios de gravação, onde lendas como The Kinks e Bob Marley gravaram faixas. O seu Studio Bar é todo mobiliário chique e lustres, hospedando uma multidão urbana descolada nos fins de semana.

Outra opção é o Hotel butique Portobello, no bairro de Notting Hill, que tem um “honesty bar” (sem atendentes; você deixa o dinheiro do que consumir), o que pode ser uma das razões por que tantos músicos e bandas famosos se hospedaram por lá. Reserve um quarto e você estará na mesma lista de hóspedes como U2, Mick Jagger, Blur, Alice Cooper, Oasis e Sex Pistols.

Já o Karma Sanctum Soho convida o visitante a “viver a vida de rock star” – o que combina perfeitamente com o bar 24 horas e a banheira de hidromassagem. Duas moradias georgianas foram convertidas em 30 quartos de hotel. O hotel butique combina com a história artística e de vanguarda de Soho.

Diversão

Quer tomar uma cerveja nos mesmos locais que seus heróis do rock beberam ou tocaram? Londres está repleta de pubs e bares onde seus artistas deram início às suas carreiras. O pub The Dublin Castle em Camden, por exemplo, já recebeu The Killers, Blur e Amy Winehouse como artistas e clientes. Confira também o Camden Assembly, (anteriormente conhecido como The Barfly), um bar onde Oasis, Coldplay e Franz Ferdinand fizeram arte, bem como The Good Mixer, ainda um local de música ao vivo e um pub onde Amy Winehouse, Blur, Pulp e Oasis eram ou são vistos. Em Earl’s Court, The Troubadour é um local de música histórico onde Bob Dylan e Jimi Hendrix tocaram. Já em Islington, o pub The Hope & Anchor já recebeu bandas como U2, The Police e The Stranglers enquanto eles subiam no mundo da música. Os fãs dos Rolling Stones podem comer alguma coisa no restaurante Sticky Fingers de Bill Wyman, em Kensington.

Deixe um comentário