Parada Gay de Curaçao pede aprovação do casamento LGBT com muita festa na ilha

Parada Gay de Curaçao pede aprovação do casamento LGBT com muita festa na ilha

Por Felipe Abílio

A 6ª edição da Curação Pride, que aconteceu na tarde de quinta-feira (27), levou cerca de 850 pessoas para as ruas com o tema “Unidos somos um” e marcou a história da ilha. Pela primeira vez, Curaçao reuniu os documentos e recebeu o apoio do Primeiro Ministro do país, Eugene Rhuggenaath, para colocar em pauta no Parlamento a discussão sobre a legalização do casamento LGBT.

Com a presença de Marilyn Alcala Walle, Ministra da Ciência, Cultura, Educação e Esporte, ela abriu o discurso da festa falando sobre a igualdade e direitos iguais para todos. “Não acredito em uma cultura de violência, mas em uma cultura em que podemos trabalhar juntos para construirmos um futuro muito melhor”, disse ela durante o discurso.

Após a caminhada pela Breedestraat, uma das principais ruas da cidade, a festa continuou na praça de Wilhelminaplein com shows musicais e discursos de apoio. O documento que será enviado ao parlamento foi apresentado a comunidade e aplaudido com entusiasmo.

“Este é um momento muito importante para nós, estamos avançando e conquistando nossos direitos e queremos mais. Me sinto fantástico por estar no meio dessa festa com toda a comunidade e muito esperançoso com tudo o que está acontecendo”, disse Jaret Sprock, morador de Curaçao e que se apresenta também como a drag queen Pepper Catana.

Programação divertida

Beach Party do Momba Beach Club

A semana de Curaçao foi agitada. No primeiro dia, na quarta-feira (26), o público foi convidado para curtir um coquetel de lançamento da Parada LGBT no simpático Chin Chin Loungebar com muita música latina e até brasileira. Já na quinta-feira (27), o after party após a Parada aconteceu Club Vanilla.

Na sexta-feira (28), o Papagayo Beach recebeu a festa Rainbow Louge Tour, com apresentações dos DJs Ephrem J & friends e DJ Eli. A decoração de unicórnios deu um clima a mais para a festa que acabou após a meia noite.

No sábado (29), todos acordaram antes do almoço curtir a Beach Party do Momba Beach Club. Com bandeiras de arco-íris espalhadas por toda a praia, a drag queen Tiffany Fantasia, de Miami,começou sua apresentação fazendo todo mundo sair da água para ver o show. O dia foi embalado pelos DJs Nena e RO-1.

No sábado, a White Party fechou a Pride Week com uma festa animadíssima no clube Spoonz. Famosa na região, todos tiram as melhores roupas brancas do guarda-roupa para dançar ao som dos hits latinos mais bombados. Antes da apresentação dos artistas locais Gentz, MC Don T, Menasa, o público brasileiro foi surpreendido pelos Djs com as músicas brasileiras “Bumbum Tantan” e “Vai Malanda”.

Veja a galeria de fotos:

*O repórter viajou a convite do Curaçao Tourist Board com seguro Affinity.

Deixe um comentário