Descubra Ontario: Um dos destinos mais avançados no assunto LGBT

Descubra Ontario: Um dos destinos mais avançados no assunto LGBT

Por Alex Bernardes

Não é de hoje que o Canadá tem ganhado páginas na ViaG e motivos para isso não faltam. O país é um dos mais avançados quando assunto é diversidade e direitos LGBT. Com dimensões continentais, o país esconde cidades vibrantes e paisagens incríveis. Dessa vez nosso destino é a região de Niagra Falls na província de Ontário. A chegada é pela bela e LGBT friendly Toronto, que no final dessa matéria ganhará destaque por um passeio pela Graffit Aley, a rua que naturalmente se transformou em um ícone mudial do grafite e que abriga murais de artistas renomados, além de outros que expressam sua arte de maneira anônima.

Até Niagara Falls são duas horas de carro desde Toronto, a cidade de chegada que também é completamente LGBT friendly. O trajeto é realizado no entorno do lago de Ontário, que possui quase 19 mil km². Essa imensidão de água doce é um dos cinco grandes lagos da América do Norte e impressiona pelo tamanho, além da vista das inúmeras vinícolas e plantações de pêssegos ao longo da estrada.

Reveillon Rio 2019

Para quem visita a cidade pela primeira vez, chegar é um misto de encantamento e surpresa que toma conta do momento. O encantamento, claro, pelas Cataratas. Elas não são tão altas, mas a beleza do volume de água é estonteante. Já a surpresa, fica por conta da estrutura turística da cidade. As Cataratas do Niagara são uma mistura imperdível de maravilhas naturais, entretenimento multissensorial de alta tecnologia, passeios emocionantes, cassinos e um monte de coisas para fazer. Os hotéis, os parques de diversões e as lojas disputam a atenção dos turistas que chegam aos milhares todos os dias em busca de uma das paisagens mais icônicas do mundo. Estamos falando de 12 a 25 milhões de visitantes por ano!

Hipnotizante

As cataratas são daqueles lugares que nos despertam desejo de voltar todos os anos, e não é à toa. Qualquer um fica apaixonado pelo barulho ensurdecedor e constante, hipnotizante e estrondoso de quase 168 mil m³ de água caindo a mais de 70 metros por minuto. De toda a água doce do mundo, 20% está concentrada nas Cataratas do Niagara.

Um dos passeios mais bacanas de se fazer é pelo Niagara Table Rock. O turista pode se divertir em uma sequência de túneis que cortam, por dentro, a rocha da queda da água até um mirante que fica bem embaixo das Cataratas. A sensação é de quase ser engolido pela água.

Outra aventura indispensável é o cruzeiro de barco até a base das Cataratas. O passeio é promovido pela Hornbloer Niagara Cruises e dura 45 minutos em média. Centenas de turistas lotam o barco a cada saída e voltam completamente encharcados do passeio, apesar das capas plásticas oferecidas. É recomendado que se leve uma segunda peça de roupa para usar depois da visita.

A tirolesa da Wild Play Niagara Falls Mistrider desce 670 metros no paredão lateral das Cataratas

Para quem curte uma aventura mais sequinha, mas não menos emocionante, a dica é se jogar pela tirolesa da Wild Play Niagara Falls Mistrider. Com pouco tempo de atividade, a atração já é uma das mais concorridas do destino: Sua descida de 670 metros no paredão lateral das Cataratas é de tirar o fôlego. O trajeto dura pouco mais de dois minutos, mas o tempo é suficiente para transformar a ansiedade e medo iniciais em contemplação e vontade de quero mais.

Se a ideia for ostentar e dar aquele close histórico, faça o passeio de helicóptero para ter a vista mais incrível de Niagara Falls. Após a decolagem, tudo é muito rápdio, apenas 10 minutos, mas a sensação é indescritível e única. Estique esse dia de glamour e aproveite para encerrá-lo com um delicioso jantar no Ravine Vieyard. O restaurante é parte de uma pequena vinícola e fica a apenas 30 minutos do centro da cidade. A comida é sofisticada e, o ambiente, aconchegante.

Uma volta no tempo

Deixando para trás as aventuras das Cataratas, partimos em direção à histórica cidadezinha de Niagara on the Lake. Toda em estilo vitoriano, essa cidade também deixa um gosto de quero mais. Por gerações, os moradores locais chamaram essa sensação de “Efeito Niagara-on-the-Lake” que, embora seja difícil descrever, é impossível não sentir ao pisar pela primeira vez em suas ruas históricas.  Rodeadas de canteiros de tulipas, elas nos convidam para uma caminhada sem destino certo. Cafés, boutiques, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais preservam o estilo e glamour da era colonial.

O casaril bem conservado e as belas charretes de época proporcionam uma viagem no tempo. Em dias claros, da beira do lago Ontário, é possivel avistar o skyline dos arranha céus de Toronto. E falando em casarões históricos de Niagara on the Lake, é impossível não citar um de seus cartões postais, o Prince of Wales Hotel. A propriedade é dona de uma fachada vitoriana icônica e seu interior impressiona pela beleza dos detalhes bem preservados. Datado de 1864, o hotel já teve outros nomes. Só em 1901 se tornou o Prince of Wales, em homenagem à visita do duque e da duquesa de York, que mais tarde foram coroados rei Jorge V e rainha Maria da Inglaterra.

No seu entorno, Niagara on the Lake reserva também gratas supresas. Nos últimos anos, a região se tornou uma referência mundial na produção de vinho. Sua posição geográfica está na mesma direção da região do Porto, em Portugal, Bordeaux, na França, e Toscana, na Itália. Essa localização facilita o cultivo de alguns tipos de uva. Uma das vinícolas mais procuradas é a Two Sister Vineyards. A pequena produção local, em estilo orgânico e pouco exploratório do solo, produz um fruto excepcional, gerando um vinho leve, jovem e de altíssima qualidade. Aproveite também o famoso Restaurant 76 – especializado em massas – que está localizado dentro da propriedade. A dica é harmonizar seu vinho favorito depois de um passeio pelo parreiral. Niagara on the Lake se tornou uma referência mundial na produção de vinho por sua posição geográfica equivalete à da região do Porto, em Portugal, de Bordeaux, na França, e da Toscana, na Itália.

Outra vinícola de grande destaque é a Peller Estates Winery. A propriedade é conhecida pela produção do fomoso Ice Wine, Vinho de Gelo em livre tradução. Produzido apenas durante o extremo inverno, as uvas são colhidas às três horas da manhã, em estado de congelamento, a 10 graus negativos. As frutas são espremidas, produzindo um vinho adocicado para sobremesa. Dependendo da variedade da uva, o ice wine pode ter notas de mel, frutas, nozes e maple. A iguaria é tão famosa que a vinícola oferece uma degustação em um grande freezer em formato de bar de gelo, capaz de comportar até 15 pessoas. Para esticar o passeio, visite o restaurante da vinícola. Aconchegante e com vista para o parreiral, o local é chefiado por um dos mais celebrados chefes de Ontário, Jason Parsons.

Após alguns dias de contato com a natureza para recarregar as energias, voltamos para Toronto, o extremo da urbanização. O destaque é uma visita pela Graffit Alley, rua onde a contravenção ganha forma de arte em murais multicoloridos. Localizada na região oeste da cidade, a rua fica no coração do bairro da moda e das novas tendências, paralela à famosa Queens Street West.  O endereço abriga vários murais de artistas locais, que se destacam em paredes e becos. Claro que o conflito entre arte e vandalismo também é muito discutido por lá, mas o que ninguém pode negar é que essa confusão urbana tem gerado frutos positivos.

Artistas famosos como Uber 5000, e seu passarinho amarelo, e outros mundialmente reconhecidos, como Banksy, marcam presença na rua. No decorrer da caminhada, é até possível esbarrar com os artistas trabalhando em suas obras, o que torna o passeio ainda mais interessante. Como é de praxe no grafite, as obras tem tempo de validade, umas maiores, outras menores. Então, a cada dia, a rua ganha uma cara nova, uma mutação natural que deixa a paisagem da cidade ainda mais bonita. Vale voltar.

Serviço
Niagara Falls
Passeios
Niagra Parks Table Rock: www.niagaraparks.com
Hornblower Niagara Cruises: www.niagaracruises.com
Wildplay Niagara Falls Mistrider Zipline: www.wildplay.com/niagarafalls
Niagara Helicopters: www.niagarahelicopters.com

Hospedagem
Sheraton on the Falls Hotel: www.sheratononthefalls.com

Restaurante
Elements on the Falls: www.niagaraparks.com/visit/culinary/elements-on-the-falls-restaurant/

Niagara on the LakeVinícolas
Ravine Vineyard: www.ravinevineyard.com
Two Sisters Vineyards: www.twosistersvineyards.com
Peller Estates Winery: www.peller.com

Guia de Enoturismo
New World Wine Tours : www.newworldwinetours.com

Hospedagem
Prince of Wales Hotel: www.vintage-hotels.com

TorontoHospedagem
The Westin Harbour Castle Hotel: www.westinharbourcastletoronto.com

Visita guiada pela Graffit Alley
Tour Guys – http://www.tourguys.ca/toronto

Deixe um comentário