Queer Museu reabre para o público no Parque Lage, Rio de Janeiro

Queer Museu reabre para o público no Parque Lage, Rio de Janeiro

Boa notícia para a arte. A “Queer Museu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira ” exposição de arte que foi censurada no ano passado em Porto Alegre por uma onda de conservadorismo e preconceito disfarçados de críticas de arte será aberta novamente no Parque Lage na cidade do Rio de Janeiro.

A exposição tem sua abertura marcada para esse sábado dia 18 de agosto e espera duplicar o número de visitantes no EAV ( escola de artes visuais) que normalmente recebe cerca de 35 mil turistas por mês.

Leia também: Ballet Stagium dança o universo de Ary Barroso no Sesc Parque Dom Pedro II

Após passar por uma onda de ataques por parte da Igreja, partidos políticos e movimentos civis que supostamente defendem a tradicional família brasileira, a direção da exposição dessa vez preferiu ser mais cautelosa e contratar uma empresa especializada em gestão de crises em mídias sociais. Além disso, cartazes com a classificação de idade e indicação de conteúdo com “representação de nudez, sexo e simbologia religiosa” será fixada na entrada da exposição.

O retorno Queer Museu só foi possível graças a arrecadação de mais de 1 milhão de reais conseguidos através de financiamento coletivo feito pela internet. É a maior arrecadação desse tipo já feita no Brasil. O dinheiro foi utilizado para a montagem da instalação, círculos de debates e palestras que deverão acontecer durante o período em que a exposição estiver no Rio de Janeiro.

A entrada será gratuita e ficará em cartaz até dia 16 de setembro.

Em entrevista para o Uol, o curador da amostra Gaudêncio Fidelis diz estar animado e acredita que será um sucesso absoluto porque dessa vez o processo de abertura foi uma demanda vinda do público através do suporte dado na arrecadação coletiva que tornou a abertura possível. 

Parque Lage EAV.

Rua Jardim Botânico,414

Rio de Janeiro

Tel. 21 2334-4088

eavparquelage.rj.gov.br

8 AGO – 16 SET 2018
Segunda a sexta, 12:00 – 20:00
Sábado e domingo, 10:00 – 17:00

Deixe um comentário