Comemore! Hoje é Dia Mundial da Cerveja

Comemore! Hoje é Dia Mundial da Cerveja

Você sabia que a cerveja é um dos drinques mais antigos do mundo? Há registros sobre a existência da bebida fermentada datados de mais de 11 mil anos atrás. Com a proliferação de cursos de degustação, harmonização de cervejas em refeições e até mesmo aluas de produção artesanal, o interesse pela bebida cresceu – e muito! – aqui no Brasil. Hoje há tours específicos para degustação – os chamados roteiros cervejeiros – espalhados por diversos destinos do mundo e bons rótulos vêm ganhando destaque em terras tupiniquins.

Mas a ideia de criar um dia para homenagear a bebida veio dos Estados Unidos. Em 2007, um grupo de quatro amigos da Califórnia decidiu comemorar a data na primeira sexta-feira de agosto, em pleno verão no Hemisfério Norte. No ano seguinte, eles retomaram a ideia, entrando em todos os bares e convidando os presentes para entrar na festa. Estava criada uma tradição, hoje seguida por mais de 50 países.

Tradição cervejeira

A escola belga é uma das mais tradicionais, entre as diversas linhas de produção de cerveja em nível mundial. Há quem considere as bebidas produzidas no país como as melhores artesanais do planeta.Bruxelas, capital da Bélgica, usa essa vantagem como atrativo para os turistas. Segundo Ana Severo, Caroline Sierra e Helen Demurro da Aviareps, empresa que representa o Visit Brussels no Brasil, para conhecer bem a cidade, é essencial reservar pelo menos cinco noites. Acredite! A cidade é vibrante e proporciona uma mistura única de culinária, história e cultura pop.

Reveillon Rio 2019

Você sabia que a batata-frita é uma invenção belga? Que Bruxelas é considerada a capital mundial dos quadrinhos? Que tem um museu dedicado à arte urbana? Que a cidade é totalmente gay friendly e sua Pride, realizada em maio, ganha mais adeptos a cada ano? Pois é… Não foi à toa que a capital da Bélgica registrou aumento de 67,4% na ocupação hoteleira no primeiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2017.

A cidade pode ser um bom ponto de partida para homenagear a bebida, em grande estilo, em 2019. Quer mais um motivo? No ano que vem, a Bolsa de Valores de Bruxelas reabrirá as portas como o Palácio da Cerveja. Bora?

Caroline Sierra, Ana Severo e Helen Demuro da Aviareps

 

 

Belgian Pride Festival 2018 (Foto: Eric Danhier/ visit.brussels)

Deixe um comentário