21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte divulga programação; confira

21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte divulga programação; confira

O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) realiza a 21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte neste domingo (08/07). Com o tema “Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT!”, a concentração acontecerá na Praça da Estação, a partir das 11h. Serão mais de 20 shows e atrações artísticas no palco principal,  além de atos políticos de movimentos sociais e outras intervenções.

A partir das 16h, os trios saem com a multidão para colorir a cidade, seguindo pela Praça Rui Barbosa e Avenida Amazonas. A finalização ocorre com os trios ligados nas ruas internas da Praça Raul Soares até as 20h.

Outro destaque são os blocos “Tem Preto e Preta na Parada!”, às 13h, e o “Love is Great”, às 14h, uma iniciativa do governo Britânico para divulgar as experiências turísticas do destino.

Na manhã do evento, os Bharbixas Futebol Clube vão mostrar que a população LGBTQI+ pode e deve praticar esportes sem ser alvo de discriminação. A Praça da Savassi será transformada numa “quadra poliesportiva” com jogos de vôlei, futebol e handebol. Cada modalidade terá aproximadamente 1 hora.

Para o Presidente do Cellos-MG, Azilton Viana, o evento tem importância indiscutível, principalmente com o tema proposto para essa edição. “Nós, LGBT, estamos inseridos na sociedade e a mudança conjuntural que vivenciamos nos dois últimos anos tem impacto negativo direto na vida das LGBT. Aumentou a intolerância, índices de violência e morte cada vez mais altos, enfim, os direitos das LGBT estão sob ameaça e grave risco de extinção. Então, ocuparemos as ruas com nossas cores, nossos corpos, nossas expressões artísticas e culturais para denunciar essa situação”, afirmou.

A expectativa é de 100 mil participantes de todas as idades, vindos de várias partes do estado e do Brasil. Em 2017, o encontro reuniu 80 mil pessoas, com movimentação financeira de R$4,3 milhões de reais. O investimento da prefeitura na Parada aumentou 20% para esta edição, somando um total de R$120 mil.

Jornada pela Cidadania LGBT de Belo Horizonte

Além da Parada, o Cellos-MG também realiza a 5ª Jornada pela Cidadania LGBT (link para inserir www.cellosmg.org.br/jornada). A ideia é dar continuidade às discussões sócio-político-culturais na comunidade LGBT, já que só um dia de Parada não contempla todos os assuntos. A Jornada teve seu início em 28 de junho, mas se estender por todo o mês de julho, com festas, debates e encontros.

Serviço:

21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte
Local: Praça da Estação
Data: 08 de julho
Hora: 11h

 

Deixe um comentário