Malas menores facilitam acomodação na aeronave e podem ajudar a diminuir os custos

Malas menores facilitam acomodação na aeronave e podem ajudar a diminuir os custos

Por Camila Lucchesi

Depois de muitas idas e vindas, teve fim a novela relacionada à regulamentação sobre despacho de bagagens, uma das normas que compõem a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil. Aprovada em dezembro de 2016, ela enfrentou críticas, liminares e embargos até ser oficialmente adotada pelo mercado, em 28 de abril de 2017. Um ano depois, o assunto ainda gera polêmicas e dúvidas.

A nova regra exige que todos (todos!) os volumes despachados sejam taxados, com franquias e valores estipulados por cada companhia brasileira. Os preços começam em R$ 30 por volume e, além da aérea escolhida, variam também de acordo com o momento da compra. Quanto antes o serviço é contratado, mais barato fica.

A saída para economizar é levar apenas bagagem de mão, item que isenta o viajante de pagamento adicional, contanto que o volume carregado a bordo não exceda 10 quilos. É preciso ter atenção, pois cada companhia segue um requisito próprio em relação às dimensões. Para não errar, limite sua mala embarcada a volumes com, no máximo, 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

Também é preciso considerar o peso da mala vazia já que, dependendo do modelo e da duração da viagem, os 10 quilos podem ser insuficientes. Alguns fabricantes enxergaram aí uma oportunidade de negócio e vêm reforçando sua oferta de modelos com estrutura mais leve e dimensões supercompactas.

 

BAGAGEM DE MÃO EM VOOS NACIONAIS
COMPANHIA AUTORIZADO A BORDO DIMENSÕES (A/L/P) PESO MÁXIMO
AZUL  

1 mala de mão + 1 item pessoal*

115 cm (somadas as três medidas)  

 

10 quilos

AVIANCA 55 cm/35 cm/25 cm
GOL 55 cm/40 cm/25 cm
LATAM 55 cm/35 cm/25 cm

 

BAGAGEM DE MÃO EM VOOS INTERNACIONAIS
COMPANHIA AUTORIZADO A BORDO DIMENSÕES (A/L/P) PESO MÁXIMO
AZUL  

1 mala de mão + 1 item pessoal*

55 cm/40 cm/20 cm  

 

10 quilos

AVIANCA 55 cm/40 cm/20 cm
GOL 55 cm/40cm/25cm
LATAM 1 mala de mão + item pessoal (econômica)

 

2 malas de mão + 1 item pessoal (premium)

 

 

55 cm/35cm/25cm  

10 quilos (de/para o Brasil) em classe econômica

 

8 quilos (demais voos internacionais)

 

16 quilos (de/para o Brasil) em classe premium

 

* Podem ser considerados itens pessoais: bolsa pequena, pasta de trabalho, mochila, notebook, case de máquina fotográfica e guarda-chuva.

 

Deixe um comentário