Porto Alegre sedia maior evento esportivo LGBT da América Latina

Porto Alegre sedia maior evento esportivo LGBT da América Latina

Nos dias 13, 14 e 15 de abril, cerca de  260 atletas amadores participam da 2ª Champions Ligay – torneio de futebol society e maior evento esportivo LGBT da América Latina.

Nesta edição, 12 equipes de seis estados brasileiros e do Distrito Federal  disputam o título nacional de futebol society LGBT, que conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Federação de Soccer Society do Rio Grande do Sul (FSSRS), que será responsável por fornecer o suporte técnico e institucional para a competição. As equipes participantes são  BeesCats e Alligaytors (RJ), Futeboys, Bulls , Afronte e Unicorns (SP), Bravus (DF), Bharbixas (MG), Capivaras (PR) Sereyos (SC), PampaCats (RS), e os anfitriões Magia (RS).

O objetivo do evento é promover a inclusão, por meio do esporte; estimular a criação de novos times em todo o País e acabar com o preconceito. Por essa razão, o evento é itinerante e realizado duas vezes por ano. Segundo os organizadores, a expectativa é de que 1500 pessoas participem da Champions Ligay em Porto Alegre. A disputa dos jogos terá início às 13h do dia 14 de abril de 2018, no complexo esportivo Soccer City, próximo a Estação Farrapos do Metrô.

Sorteio das Chaves

O sorteio das chaves (com transmissão via web) acontece no dia 24 de março direto de Porto Alegre. No dia 13 de abril (sexta-feira), as equipes começam a chegar à capital gaúcha e participam do Congresso Técnico, no Blue Tree Premium. Na ocasião, serão reforçados os objetivos do torneio, as regras e apresentados a comissão de arbitragem e os envolvidos na realização do evento.

No primeiro dia do torneio, todas as equipes se enfrentam entre si. As duas melhores colocadas em cada chave se enfrentam no dia seguinte nas etapas semi e final.  Entre o intervalo entre os jogos, haverá shows de Drag Queens, cheers leaders, escola de samba e muitas outras atrações. No local, também haverá food trucks. A programação inclui ainda festa eletrônica com uma das mais famosas baladas de São Paulo estreando em solo gaúcho.

A competição serve também de termômetro para o World Gay Games, que acontece no mês de agosto, em Paris (França).  Os jogos da diversidade ocorrem de quatro em quatro anos e a ideia é que a equipe gaúcha Magia Sport Club, anfitriã do torneio, seja uma das representantes do país na modalidade. Para que isso ocorra, o time busca patrocinadores.

Inclusão e solidariedade

Durante as cerimônias de sorteio das chaves, abertura e encerramento da A Champions Ligay, a Drag Queen Rita D’Libra será a responsável pela tradução para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Rita trabalha como professora na Associação Pestalozzi de Canoas. Segundo ela, o campeonato pode ser uma grande abertura e convite para os surdos LGBT ingressarem no futebol.

Não haverá cobrança de ingresso para assistir aos jogos do torneio, porém um posto de coleta de alimentos não perecíveis será colocado no local. Todos alimentos arrecadados serão distribuídos para um projeto beneficente a ser definido pela comissão.

Economia

O torneio deve injetar mais de R$ 350 mil reais na economia local. Deste valor, cerca de R$ 100 mil só na organização do evento. Até o momento, 170 quartos da rede hoteleira já estão ocupados para o final de semana da competição e a previsão dos organizadores é de que esse número duplique até a data de abertura.

1 Comment on this Post

  1. Mateus Costa

    <3 Matéria incrível!!

    Responder

Deixe um comentário