Projeto de Laerte e Angeli, leva o melhor do cinema sobre quadrinhos ao Sesc Ipiranga

Projeto de Laerte e Angeli, leva o melhor do cinema sobre quadrinhos ao Sesc Ipiranga

Às terças-feiras, entre 1º e 29 de agosto, o projeto Baiacu, idealizado por Angeli e Laerte, projeta, no teatro do Sesc Ipiranga, filmes sobre cartunistas responsáveis por transformar os anos de 1980 na “Era de Ouro” dos quadrinhos brasileiros.

Os títulos da mostra matam a curiosidade do público sobre a rotina, o processo criativo, as inspirações, os personagens e a carreira de Ziraldo, Henfil, Jaguar, Caco Galhardo, Maurício de Sousa, além dos próprios Angeli e Laerte.

A programação conta com os longas-metragens “Malditos Cartunistas” (2010), “Wood & Stock – Sexo, Orégano e Rock’n’roll” (2006), “Ziraldo” (2004) e “Henfil” (2002) e os curtas “Dossiê Rê Bordosa” (2008), “Angeli 24h” (2010), “Penas” (2012), “Jaguar: Um Homem ou um Rato” (2005) e “Vestido de Laerte” (2012).

Além das sessões de cinema, o Sesc Ipiranga mantém em cartaz até 9 de setembro a ocupação visual do projeto Baiacu, com painéis que exibem ilustrações e lambe-lambes produzidos durante as oficinas ministradas na unidade.

Com a proposta de evocar a experiência da “Era de Ouro” do quadrinho nacional e discutir o futuro da linguagem, o projeto Baiacu convidou 15 artistas da nova geração para criar, entre os dias 11 e 23 de julho, um ambiente de intensa produção gráfica na Casa do Sol, em Campinas, onde a escritora Hilda Hilst viveu. O resultado dessa residência artística será reunido em um livro/revista, que será editado por Laerte e Angeli e publicado pela editora Todavia em novembro.

Enquanto se revezavam nessa imersão criativa, os quadrinistas também ministraram oficinas, participaram de bate-papos e pintaram murais no Sesc Ipiranga. Os artistas convidados para o projeto são EloarGuazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes, Power Paola (Colômbia), Ilan Manouachse (Grécia), Bruna Beber, André Sant’Anna, Daniel Galera, Rafael Coutinho e André Conti.

Bate-papo dez em um

Para marcar o encerramento das atividades da residência artística na Casa do Sol, os cartunistas participam do bate-papo “Dez em um: um resumo do Projeto Baiacu”, que acontece na área de convivência do Sesc Ipiranga, no dia 23 de julho, às 15h. O evento será transmitido ao vivo pela página da unidade no Facebook (facebook.com/SESCIpiranga).

Na ocasião, Eloar Guazzelli, Fabio Zimbres, Pedro Franz, Juliana Russo, Rafael Sica, Mariana Paraizo, Gabriel Góes, Laura Lannes, Power Paola e Ilan Manouach apresentam um resumo de tudo que foi produzido durante as duas semanas de criação. Com mediação de Rafael Coutinho, a conversa também aborta quadrinhos, arte, vida e o futuro da linguagem.

Serviço
Ocupação Visual do projeto Baiacu
Quando: 11/7a03/9
Local: vários espaços da unidade
Contato: (11) 3340-2000. Mais informações:www.sescsp.org.br/ipiranga e email@ipiranga.sescsp.org.br
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga
Acesso para deficientes físicos.Não há estacionamento

Deixe um comentário