O Consulado Geral do Canadá em São Paulo realiza mostra de cinema LGBT

Diversa Fest acontece no MIS e no MuBE de 26 a 28 de maio; entrada é gratuita e livre para todas as idades

cinema lgbt

A mostra de cinema “Diversa.Documenta.Canadá” traz uma série de filmes (documentários e ficção) da produtora pública de filmes do país do norte, National Film Board of Canada/Office national du film du Canada, que retratam os direitos da comunidade LGBT no país. . Com duração de 25 a 85 minutos, os oito filmes da mostra fazem um recorte da visão de cineastas canadenses sobre temas como a LGBTfobia nas escolas, homossexualidade na terceira idade, “cura gay”, constituição das famílias, transgêneros, entre outros.

O destaque do conjunto é Last Chance, de Paul-Émile d’Entremont, que acompanha a história de cinco pessoas que buscam refúgio no Canadá para escapar da LGBTfobia em seus países de origem. O filme será exibido no dia de abertura do mostra, 26/5, às 20h.

Axel Miami – Banner

O Canadá foi um dos primeiros países do mundo a descriminalizar a homossexualidade, ainda em 1969, e foi também um dos pioneiros na aceitação da diversidade sexual nas forças armadas. Mais recentemente, no dia 17 de maio de 2016, o Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou uma nova legislação para proteger os direitos das pessoas trans.

+Quebec e Montreal, dois destinos gay friendly para você conhecer no Canadá

“O Canadá tem uma longa história no avanço da legislação dos direitos humanos e trabalha proativamente com governos locais, organizações multilaterais e regionais, e grupos da sociedade civil para abordar a discriminação e a violação dos direitos humanos das pessoas LGBT.  No Brasil, estamos muito honrados de ter o Governo do Estado de São Paulo como parceiro na realização da Diversa Fest, um evento muito importante que celebra a diversidade, tolerância e respeito a todos, independentemente de sua orientação sexual. Esperamos que a mostra de filmes canadenses desperte a discussão do tema na sociedade para o encontro de soluções no avanço dos direitos das pessoas LGBT”, afirma o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone.

Junto com a mostra, haverá duas rodas de conversa com os temas “Religião e Família” e “Cidadania e Direitos”, mediadas respectivamente por Soninha Francine e Roseli Tardelli. Entre os participantes confirmados, estão a especialista canadense Line Chamberland (titular da Cadeira de Estudos sobre a Homofobia da Université du Québec à Montréal-UQAM), Raquel Rocha, Marcelo Gallego, Leila de Paula, Daniela Andrade e Ângela Lopes. Os interessados devem fazer inscrição com uma hora de antecedência no atendimento do MIS.

A mostra faz parte da programação do “Diversa Fest: Festival de Cultura LGBT”. O festival, que vai reunir diversas atrações sobre a temática, é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura, do Museu da Diversidade Sexual e da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais da Casa Civil; e pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo. A concepção é da organização social Diversa Arte e Cultura.    O evento tem parceria do Escritório do Québec no Brasil, da Galeria Tato, da organização social APAA e do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Museu Brasileiro de Esculturas (MuBE).

 

Programação

 26 de maio (Quinta-Feira)

20h – Abertura da Mostra de Documentários Canadenses e exibição do filme Last Chance (Última Chance)

Com presença de:

Riccardo Savone – – Embaixador do Canadá no Brasil

Marcelo Mattos Araújo – Secretário de Estado da Cultura

Stéphane Larue – Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo

André Sturm – Diretor do Museu da Imagem e do Som

27 de maio (Sexta-Feira)

13h-13h30          Exibicão do filme When Shirley Met Florence (Quando Shirley Encontrou Florence)  [AUDITÓRIO MIS]
13h-13h30         Exibição do Filme “One of Them”  (Um deles) [LabMIS]

16h-17h              Exibição do Filme “Cure for Love” (Cura para o Amor)  [AUDITÓRIO MIS]
17h-18h              Exibicão do filme Cure for Love (Cura para o Amor)

18h-19h30           Roda de Conversa “Religião e Família” [AUDITÓRIO MIS]

Para a Roda de Conversa, esteja com o seu celular carregado para fazer o download do app WhatsCine para tradução simultânea da fala da convidada canadense Line Chamberland
19h30-20h30       Exibicão do filme A Kind of Family (Um Tipo de Família) [AUDITÓRIO MIS]

 

28 de maio (Sábado)

16h-17h               Exibicão do filme Open Secrets (Segredos em Aberto) [AUDITÓRIO MIS]
17h-18h30            Roda de Conversa “Cidadania e Direitos” [AUDITÓRIO MIS]
Para a Roda de Conversa, esteja com o seu celular carregado para fazer o download do app WhatsCine para tradução simultânea da fala da convidada canadense Line Chamberland
18h30-20h            Exibição do filme My Prairie Home (Minha Lar nas Pradarias) [AUDITÓRIO MIS]
20h30-21h30        Exibicão do filme When Love is Gay (Quando o Amor é Gay) [AUDITÓRIO MIS]