Rio de Janeiro recebe maior exposição sobre o povo neozelandês Maori na Américas

 

tuku iho peq
“Tuku Iho: Legado Vivo Maori” conta com mais de 80 peças produzidas pelo povo nativo da Nova Zelândia; a mostra fica em cartaz de 9 a 25 de outubro no Espaço Tom Jobim, no Jd. Botânico.
É a maior mostra nas Américas sobre a cultura do povo Maori, nativo da Nova Zelândia. A ideia é também promover o destino.

Entre os dias 9 e 25 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro hospeda pela primeira vez no país a mostra “Tuku Iho: Legado Vivo Maori”, a maior já realizada nas Américas sobre a arte e cultura do povo Maori, originário da Nova Zelândia. O evento traz ao Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, mais de 80 objetos contemporâneos produzidos pelos nativos, incluindo esculturas de madeira, pounamu (jade), ossos, bronze e linho. Organizada pela Embaixada da Nova Zelândia e pelo Maori Arts & Craft Institute (MACI), a exposição tem entrada gratuita e chega ao Rio após uma temporada em Santiago (Chile) e outra em Buenos Aires (Argentina).

Axel Miami – Banner

“Muitas sociedades são deixadas no passado e mantêm uma aura de mistério. Nós queremos contar as histórias do povo Maori e mostrar que o esse legado continua vivo. Ser Maori significa reconhecer o valor de seus antepassados e mostrar como você está conectado a eles”, diz Karl Johnstone, responsável pela mostra e diretor do MACI, organização que procura desmistificar a cultura ancestral.

Além da exibição das obras, a programação inclui ainda a presença de tatuadores e apresentações da dança típica Haka, famosa pelas performances do time de rúgbi neozelandês All Blacks.

Dançarinos do grupo de Kapa Haka “Nga Kete Tuko Iho” estarão no Brasil especialmente para a exposição, onde vão apresentar sua poderosa combinação de música, canto e intensas danças de guerra. Mestres das artes cênicas tradicionais Maori, o grupo também vai interpretar sua arte em diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e o Forte de Copacabana.

Assista ao teaser da exposição no Rio de Janeiro:
https://www.facebook.com/nzmaci/videos/827563940697088/?fref=nf

SERVIÇO:
Tuku Iho: Legado Vivo Maori
Quando: De 9 a 25 de outubro, 10h às 18h
Onde: Espaço Tom Jobim – Jardim Botânico
Endereço: R. Jardim Botânico, 1008 – Tel.: (21) 2274-7012
Entrada gratuita