Um passeio pelo SAM – Seattle Art Museum

Um passeio pelo SAM – Seattle Art Museum

O Museu de Arte de Seattle é um dos principais cartões postais da cidade. São mais de 23 mil peças de arte histórica, moderna e contemporânea. O SAM (Como é conhecido) é um delírio, uma grande mistura da arte mundial. Assim que você entra, dá de cara com a instalação “Inopportune: Stage Onde de Cai Guo-Oiang, com carros pendurados e iluminados, simulando uma explosão.

Uma bela obra, porém intrigante, é Portrait of a Young Woman “CAC”. Trata-se, como o nome já diz, do retrato de uma jovem que foi trazido de Nova York nos anos 50. Todos se perguntam quem é a moça bem vestida da obra do pintor italiano Santi di Tito (1536-1603), mas apenas as letras CAC são uma referência a ela.

Outra peça especial é o Cupido, do artista Giambologna. O anjinho de mármore tinha asas, mas passou por uma restauração em 1998 e teve que ficar sem elas por causa do desgaste. Meu maior prazer obtive na galeria de porcelanas com destaque com destaque para este joguinho de chá azul de uma tradicional família alemã de 1737, ideal para as tarde de domingo. Um luxo!

Vila Galé – Fortaleza

 

SAM – Seattle Art Museum – 

1300 First Avenue Seattle, WA 98101