Deauville e Rouen, dois destinos incríveis para você curtir o Dia dos Namorados

Orla de Deauville
Orla de Deauville

A medida que se aproxima os dia dos namorados, cresce a busca por roteiros rom√Ęnticos ao redor do mundo. Para os leitores da ViaG, nossa dica √© a Fran√ßa, mas nada de Paris. Nosso destino dessa vez √© o norte, a Normandia. Essa regi√£o √© uma das mais charmosas do pa√≠s. Uma mistura de sofistica√ß√£o e simplicidade. De l√° saem os melhores queijos e cidras do mundo, al√©m de ser o ber√ßo do famoso movimento impressionista eternizado pelas obras de Claude Monet e a √ļltima parada da lend√°ria Joan D¬īarc.

 

Deauville

Vila Galé РFortaleza

Cen√°rio de romances cl√°ssicos como A Man and a Woman de 1966, h√° muito tempo Deauville tem sido a casa de praia da alta sociedade francesa e muito conhecido como a Riviera parisiense. Por oferecer tranqualidade e exclusivismo, a cidade se tornou um ref√ļgio das grandes estrelas em feriados e f√©rias. Ao longo do charmoso deck da praia encontram-se restaurantes, clube de esportes, galeria de arte e um vesti√°rio no estilo das antigas casas de banho com cabines que recebem o nome das estrelas hollywoodianas que ali estiveram. Perfeito para um passeio rom√Ęntico.

Leve seu amado para assistir uma leg√≠tima corrida de cavalos enquanto almo√ßa no deslumbrante restaurante do hip√≥dromo com vista panor√Ęmica para a pista de corridas. Aproveite para apostar em algum cavalo, talvez seja o seu dia de sorte. A divers√£o dura o dia inteiro. A entrada √© bem acess√≠vel e ao contr√°rio do que todo mundo pensa, o esporte √© bem apreciado por todas as classes sociais e idade, pelo menos na Fran√ßa.

Não deixe de fazer uma visita ao centro hípico da cidade para assistir a um jogo de Polo. O esporte não é popular no Brasil, mas certamente você mudará de ideia depois de assistir uma partida, é emocionante. E o mais importante, não perca a oportunidade de refazer a cena de Julia Roberts no clássico Pretty Woman onde ela tapa os buracos abertos na grama durante o intervalo do jogo.

Deauville é também conhecida por possuir um dos melhores hotéis de golfe da Europa, além dos cassinos luxuosos instalados em prédios imponentes.

A cidade é cenográfica. Durante o verão europeu fica repleta de flores e suas ruas cheias de turistas desfrutando de seus restaurantes. Muitos deles são especializados em frutos do mar. O romance se espalha, casais apaixonados desfilam e expressam orgulhosamente seu amor pelas ruas e praças.

O clima é totalmente gay friendly por natureza. A população local é altamente educada apoia a diversidade e incentiva as iniciativas do centro de turismo da cidade que tem promovido incansavelmente o destino como gay friendly.

O acesso a Deauville √© muito simples. Saindo de Paris a viagem leva apenas duas horas de trem e √© a √ļltima parada, n√£o tem como errar.

Rouen

Bem vindo √† terra de Joana D¬īarc. Apesar de n√£o ter nascido em Rouen, foi aqui que Joana passou seus piores dias e onde foi queimada em pra√ßa p√ļblica, o que lhe rendeu o t√≠tulo de Santa e padroeira da Fran√ßa.

Rouen foi, no auge da idade m√©dia, uma das cidades mais ricas da Fran√ßa. Sua localiza√ß√£o privilegiada, pr√≥xima ao mar e cortada pelo rio Sena, fez do local um porto importante na importa√ß√£o e exporta√ß√£o de produtos. Esse desenvolvimento come√ßou mais forte no s√©culo IX quando foi invadida pelos vikings, tamb√©m conhecidos como Normanni (homens do Norte). Assim, a regi√£o foi chamada de Normandia e, em 911, cedida formalmente pelo rei franc√™s Carlos III aos conquistadores, atrav√©s do Tratado de Saint-Clair-sur-Epte. Nesse acordo, Rollo, l√≠der dos vikings, ganharia as terras da regi√£o, mas deveria proteg√™-la de outras invas√Ķes b√°rbaras e tamb√©m se converter ao Cristianismo.

Toda essa riqueza fez da cidade um pote de ouro muito cobi√ßado pelos ingleses que a tomaram durante a conhecida ‚ÄúGuerra dos Cem Anos‚ÄĚ.¬† Foi nessa guerra que Joana D‚ÄôArc, que lutava pelo lado franc√™s, foi aprisionada, julgada e executada na cidade, ainda sob dom√≠nio dos ingleses, em 1431. Com a vit√≥ria dos franceses, a cidade voltou para o dom√≠nio da Fran√ßa. Por sorte foi poupada da destrui√ß√£o e saques durante a revolu√ß√£o francesa. Mas anos depois teve boa parte destru√≠da pelos bombardeios da segunda grande guerra.

Porém, boa parte de seu casario típico sobrevive até hoje, e o caminhar por suas ruas medievais é um viagem por sua história. Uma visita a catedral de Notre Dame, uma das mais belas obras da arquitetura gótica é obrigatória. Situada no coração do centro histórico, ela resume a evolução da arte gótica.

Sua constru√ß√£o come√ßou no s√©culo XII, sobre as funda√ß√Ķes de uma bas√≠lica do s√©culo IV e de um conjunto rom√Ęnico do s√©culo XI. Foi retratada por Monet em uma s√©rie de quadros, que mostravam os efeitos da luminosidade em sua fachada em diferentes momentos do dia. Chegou a ser destru√≠da em 1944, pelos bombardeios aliados.

N√£o deixe de visitar tamb√©m a catedral de Joana D¬īarc. A igreja foi constru√≠da no local onde a guerreira foi queimada viva e sua arquitetura moderna se destaca ao centro da pra√ßa do antigo mercado, cercada por pr√©dios t√≠picos da Normandia medieval. Seu desenho lembra labaredas de fogo, uma alus√£o a fogueira que pois fim a vida de Joana. Emocionante.

A arte est√° viva em Rouen. Foi l√° que Claude Monet, o maior nome do movimento impressionista se destacou no mundo das pinturas. Esse estilo nasceu na segunda metade do s√©culo XIX, a partir de uma de suas obras ‚ÄúImpress√£o, nascer do Sol‚ÄĚ. Esse movimento revelou tamb√©m outros grandes nomes como Renoir e Alfred Sisley. Seus quadros retratam a luz enigm√°tica em constante mudan√ßa do vale do Sena na Normandia. Algumas de suas obras s√£o expostas no museu de belas artes da cidade e ver de perto um quadro original √© um privil√©gio.

Rouen ainda oferece in√ļmeros jardins deslumbrantes e inspiradores, al√©m de passeios pelo rio Sena. A comunidade gay √© pequena, por√©m muito acolhedora. √Č uma √≥tima escolha para quem ama a Fran√ßa e quer passa o dia dos namorados longe da agita√ß√£o de Paris.

Serviços:

Deauville

Onde se hospedar:

Hotéis Luciene Barrière

www.lucienbarriere.com

Onde comer:

Restaurante L¬īEtrier

End: Hotel Royal Barrière.

 

Rouen

Onde hospedar:

Mercure Hotel

End:7 Rue de La Croix de Fer

www.mercure.com

 

Onde Comer:

La Couronne.

End: Place du Vieux Marché

www.lacournne.com.fr