Rua Sapucaí – Lapa de Minas

Com toda pompa e circunstância que o projeto de fato merece, o Corredor Cultural da Rua Sapucaí em Belo Horizonte-MG foi anunciado como a nova Lapa. Os três quarteirões entre o Viaduto Santa Tereza e a Avenida Francisco Sales na Floresta teriam o trânsito redirecionado e seriam destinados à arte e gastronomia. A previsão de conclusão era para antes da Copa de 2014.

 Evento Quintal Eletronika realizado na rua
Evento Quintal Eletronika realizado na rua.

O recurso para a obra viria do PAC Cidades Históricas, que destina parte de seu orçamento para a capital. Ao consultar o IPHAN, responsável por aprovar a proposta e liberar a verba, uma grande surpresa: o projeto ainda não consta no Sistema de Controle de Processos e Documentos da instituição. Ele ainda não foi apresentado. A incumbência de fazê-lo era da Fundação Municipal de Cultura e da Belotur.

Passeando pela Rua Sapucaí, identificamos vários imóveis disponíveis para locação e venda, que acolheriam diversos projetos bacanas. Renomados chefs de cozinha já se posicionaram favoráveis à iniciativa. Passamos hoje por um período de recessão e uma ideia como essa faria toda a diferença para o comércio da região, que precisa se manter e crescer.

Axel Miami – Banner
Picnic urbano na Sapucaí
Picnic urbano na Sapucaí

Precisamos nos unir e cobrar destas instituições este grande avanço para o nosso bairro!E quem sabe até conseguir com que o IAB – Instituto dos Arquitetos Brasileiros – faça um concurso público, para que junto com a população, fosse eleito a melhor proposta.