Santa Teresa, um pedacinho da Itália na serra capixaba

 

???????????????????????????????

 

Axel Miami – Banner

 

O Espirito Santo é famoso nacionalmente pelas belas praias, mas o Estado tem outros destinos turísticos que apenas os capixabas e alguns mineiros conhecem bem. As cidades serranas são um grande atrativo, principalmente para quem quer viajar de casal e procura lugar longe do litoral. Alguns desses destinos são bem próximas a capital, sendo uma ótima pedida para quem procura um passeio regado a muito romantismo. É o caso de Santa Teresa, município colonizado por italianos que fica a 75 km de Vitória. A cidade, de pouco mais de 20 mil habitantes, preserva parte da cultura dos italianos, seus principais colonizadores.

A temperatura média anual de 17 graus cria um clima romântico indescritível, por isso é aconselhável que vá em boa companhia. Para relaxar, é só dar um mergulho nas piscinas naturais que se formam na região. O Country Club, localizado no Vale de São Lourenço, abriga a mais badalada delas.

Em conversa com a nossa coluna, Murilo Bosa Vago, secretário de turismo da cidade, falou sobre os atrativos da região. “Nossa alta temporada é no inverno por ser uma cidade cercada de montanhas. Santa Teresa se destaca como um dos principais destinos nessa época por sua gastronomia, pelo clima agradável, belezas naturais, eventos de qualidade e cultura italiana muito marcante” diz.

Para quem procura mais agito, o começo de julho é a época em que tudo vira festa por lá. A “Carretela ”, evento que acontece dentro da programação da festa do imigrante italiano, leva cerca de 50 mil pessoas à cidade todos os anos. Com vinho à vontade, o evento percorre as ruas do centro ao som de músicas italianas. Polenta e linguiça é o que não falta.

A cidade também é conhecida pelas famosas cachoeiras e fazendas. É comum acordar com pássaros cantarolando em sua janela. Beija-flores e andorinhas são encontrados com facilidade em Santa Teresa. Os restaurantes de comida italiana são outra atração. Ao entardecer, a Rua do Lazer, a mais agitada da cidade, lota de universitários. Ela fica ao lado de uma charmosa igrejinha e abriga bares descolados que enchem de jovens vindos de outras cidades para estudar na faculdade da cidade, a ESFA. O Vale do Caravaggio atrai aventureiros da capital e dos outros lugares para a prática de salto em asa-deltas. O local tem uma das vistas mais lindas do Brasil.