38ª Mostra Internacional de São Paulo

38º Mostra Internacional de SP

Até o dia 29 de outubro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, serão exibidos cerca de 300 títulos de variados países e diversas cinematografias em mais de 20 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

O grande destaque nessa edição é o cineasta Pedro Almodóvar, que terá parte de sua filmografia exibida no evento.A homenagem começa na abertura, com a exibição do filme Relatos Selvagens, de DamiánSzifrón. O filme foi produzido pelos irmãos Pedro e Agustín Almodóvar e concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.

Para a homenagem, está confirmada a presença de Agustín Almodóvar, irmão e produtor de Pedro Almodóvar, com quem fundou a produtora El Deseo S.A.Agustin também participará do encontro de profissionais de cinema que reúne representantes espanhóis e brasileiros, dentro da seção Foco Espanha.

Outra convidada é a atriz argentina Cecilia Roth, que deslanchou sua carreira dentro do cinema espanhol, tendo já ganhado dois prêmios Goya de melhor atriz. Um deles por sua brilhante atuação no filme Tudo Sobre Minha Mãe, de Almodóvar, um dos sete do cineasta em que ela atua.

Das obras dirigidas por Almodóvar que estarão nesta retrospectiva, destacam-se Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (1984), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), Kika (1993) e Fale com Ela (2002).